Tripla jornada: o que é e como lidar com isso?

No dia a dia, muitas mulheres precisam enfrentar o que ficou conhecido como tripla jornada. Esse problema social sobrecarrega a mulher e traz diversos prejuízos para a saúde dela.

Isso acontece porque elas precisam se preocupar com a casa, com o trabalho e com a educação dos filhos. Inclusive, várias assumem tudo isso sozinhas, sem o auxílio de cônjuges.

Quer entender mais sobre esse assunto e conferir a solução? Leia esse post!

Entenda o que é tripla jornada

A tripla jornada é sinônimo de sobrecarga de trabalho diário. Analise: antigamente, as mulheres eram responsáveis apenas por cuidar dos afazeres domésticos e educar os filhos. Contudo, atualmente, elas precisam atuar em mais setores.

Elas estudam, buscam por aperfeiçoamento em suas carreiras, conquistam bons empregos, se dedicam para conseguir promoções e serem reconhecidas em seus trabalhos.

Ao chegar em casa, se preocupam em organizar o lar e, mesmo que contem com o apoio de parceiros, precisam estruturar os afazeres e delegar as tarefas.

Além disso, se elas têm filhos, se preocupam com educação, higiene, carinho e todos os outros aspectos que envolvem esse universo.

Em resumo, a tripla jornada é composta por:

  • primeira jornada: trabalho;
  • segunda jornada: casa;
  • terceira jornada: filhos.

Descubra como lidar com esse problema

O primeiro passo para lidar com esse problema é reconhecer que você não precisa fazer tudo sozinha e não tem essa obrigação. A tripla jornada costuma causar exaustão mental e física nas mulheres. Além disso, elas não têm tempo para se cuidar.

Contudo, sabemos que abrir mão desse controle não é nada fácil, afinal, você passou praticamente a vida inteira tomando conta de tudo e de todos. Porém, chega um momento em que é preciso tomar providências para mudar de rumo e conquistar a felicidade.

Por isso, é importante:

  • rever prioridades;
  • deixar algumas tarefas nas mãos de cônjuges e familiares;
  • investir no que faz bem a você.

Contrate serviços terceirizados

Pense bem: o que você poderia fazer se tivesse mais tempo livre na sua rotina? Descansar? Sair com as amigas? Fazer um novo curso?

Esses são apenas alguns exemplos de como você poderia aproveitar melhor o seu tempo se não precisasse enfrentar a tripla jornada. A notícia boa é que isso é possível!

Ao investir em serviços terceirizados para a sua residência, você arruma tempo para fazer outras atividades ou até mesmo para ficar sozinha — esses momentos fazem muito bem para o corpo e para a alma.

Você deve se perguntar: “por que gastar dinheiro com algo que posso fazer sozinha?”.

A resposta é muito simples! Terceirizar alguns serviços da sua casa não significa que você não é capaz de executá-los. Pelo contrário: você sempre estará no comando, orientando o que as pessoas precisam fazer para satisfazer as suas vontades.

Agora, imagine chegar na sua residência depois de uma rotina árdua de trabalho e encontrar a casa cheirosa, as crianças bem-cuidadas e os cachorros calmos. Seria maravilhoso, não é mesmo?

Calma! Isso não é um sonho, não! Tudo isso é possível para quem contrata os serviços da Maria Brasileira. Conheça os principais:

  • limpeza residencial;
  • baby sitter;
  • pet sitter;
  • jardinagem;
  • motorista;
  • passadeira;
  • cozinheira;
  • cuidador de idosos;
  • passeador de cães.

A tripla jornada se refere à sobrecarga de trabalho que a mulher moderna enfrenta. É preciso saber lidar com esse problema para que ele não se agrave e se transforme em doenças.

Para isso, é preciso admitir que não é necessário estar sempre no comando de todas as atividades e encontrar maneiras para ter mais tempo para cuidar de si.

Com a ajuda da Maria Brasileira isso é possível. Conheça os nossos serviços, faça um orçamento e escolha quais são as melhores soluções para que possamos ajudar a dar mais tempo para você cuidar da sua felicidade!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *