fbpx Skip to main content
homem de frente para o texto terceirização de serviços

Terceirização de serviços: aprenda a avaliar o custo-benefício!

Nos ambientes corporativos, cresce o número de empresas que optam por terceirização de serviços para realizar diversas funções internas.

Algumas áreas, consideradas menos estratégicas – entretanto fundamentais – para o funcionamento da empresa, tais como as de limpeza e atendimento, estão sendo escolhidas para terceirização.

Isso ocorre, porque essas atividades não estão necessariamente ligadas ao produto em questão, sendo mais operacionais.

A maioria das companhias, optam por serviços terceirizados para melhorar o fornecimento das atividades, para assim focarem naquelas mais estratégicas e centrais.

Mas, como saber se a opção por terceirização de serviços, vale a pena?

Como toda decisão empresarial, é preciso sempre se colocar na ponta do lápis, todos os prós e contras de optar pela contratação dessas empresas.

Para te ajudar a compreender melhor o custo-benefício, dos serviços terceirizados, separamos algumas dicas nesse artigo. Confira:

1 – Compare o valor que você gastaria com funcionários próprios X o serviço prestado pela empresa

Esse é o primeiro passo na decisão estratégica de decidir pela terceirização. É preciso que você faça um provisionamento dos custos reais.

Primeiro, se você já possui essa área pela sua empresa, compare o custo que você tem todo mês com a folha de pagamento desse pessoal.

Compare com os valores oferecidos  pelos serviços terceirizados e faça um balanço de ambos, analisando financeiramente.

2 – Preste atenção na qualidade dos serviços e especialização da empresa

Depois de avaliar os custos, analise a reputação da empresa e dos serviços que ela presta. Verifique recomendações e avaliações.

Opte sempre por contratar aquelas que são especialistas naquele determinado tipo de serviço, que você está pensando em terceirizar.

3 – Verifique a disposição de funcionários e horários fixados

Quando os funcionários são da sua empresa, quando algum deles faltam, a área está preparada para repor sua ausência.

É necessário alinhar esse ponto com a prestadora de serviços terceirizados. Confirme, inclusive por contrato, que caso um funcionário falte, outro irá repor – sem custos adicionais.

Além do mais, negocie os horários da quais os terceirizados irão trabalhar, se será por turnos ou seguirá os horários da sua empresa.

4 – Como sempre, preste atenção as clausulas contratuais

Avalie sempre o contrato da prestação de serviço. Isso é importante para que equívocos de ambas as partes aconteçam.

Analise pontos como: mensalidade, valores extras, reajustes, horários fixados, reposição de colaboradores e outros pontos cruciais nesse tipo de contrato.

Tomar cuidado antes de fechar a contratação, é fundamental para evitar desgastes e perda de dinheiro, afinal é para reduzir custos que você está optando pela terceirização.

Quais serviços posso terceirizar?

Todos aqueles que você julga secundários: segurança, financeiro e a parte de limpeza empresarial. Essa, inclusive, é a área mais comum de ser terceirizada.

Porém, é necessário desprender uma atenção especial, na hora de escolher um fornecedor para esse serviço.

Afinal, a limpeza é uma das atividades mais importantes e fundamentais, para a saúde e qualidade de vida no trabalho.

A empresa que for prestar o serviço, precisa ser referência e contar com a mão de obra mais especializada e preparada para suprir as suas necessidades.

Se você está buscando esse tipo de serviço, conheça a Maria Brasileira. Nós oferecemos o serviço completo e adaptado as demandas da sua empresa!

Nos sigas no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Aproveite e assine nossa newsletter para receber conteúdos semanais!


Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *