mantendo a saúde na quarentena

Mantendo a saúde na quarentena

Para que a quarentena passe de forma mais leve e saudável o preparamos uma série de atividades, dicas e conteúdos para cuidar da sua saúde, confira:

O isolamento é necessário para evitar a proliferação do novo coronavírus. Pensamentos negativos, como se vitimizar e se punir, não vão te ajudar neste momento. O pessimismo impede a percepção de novos cenários, o que implica em deixar de buscar ou enxergar soluções.

Saúde Mental

Estabeleça uma rotina

Primeiro, estabeleça um horário para acordar (lembre-se de que você não perderá mais tempo com deslocamento até o trabalho, portanto, pode até dormir um pouquinho a mais).

Se possível, procure fazer algum tipo de exercício físico para melhorar a saúde. Evite, é claro, ir à academia, mas você pode fazer alongamentos ou aeróbicos se o espaço da sua casa permitir. Procure alimentar-se bem ao longo do dia e não deixe o home office ser uma desculpa para trabalhar mais horas do que o devido.

Comprometa-se com a qualidade do seu sono

O desejo e a escolha por dormir irá lhe proporcionar paciência, tolerância, maior disponibilidade aos relacionamentos interpessoais, qualidade de raciocínio e apreensão de informações com maior facilidade e seletividade.

Reconheça o que está sentindo e compartilhe seus medos, receios, dúvidas e pensamentos. Fale, ouça e troque experiências. A comunicação neste momento nos aproxima e fortalece a cumplicidade. Aproveite os canais de comunicação para interagir com as pessoas e a família, enriquecer o momento de confinamento, estudar e adquirir novos conhecimentos e obter informações esclarecedoras, verdadeiras e positivas.

Cuidados ao entrar e sair de casa

Ao entrar deixe bolsas e objetos de uso diário em local separado na entrada, retire os sapatos, tire a roupa e deixe-a em uma sacola plástica no cesto de roupas. Limpe seu celular e os óculos com sabão e água ou álcool, limpe suas embalagens que trouxe de fora antes de guardar. Tome banho, se não for possível, lave bem todas áreas expostas. Não toque em nada, antes de se higienizar.

Ao sair de casa prenda o cabelo e evite usar brincos, anéis, correntinhas. Se precisar sair e estiver com gripe ou tosse, coloque uma máscara, pouco antes de sair. Evite utilizar o transporte público. Leve lencinhos descartáveis e use-os para tocar as superfícies, amasse o lenço e jogue-o em um saco fechado dentro da lata de lixo. Ao tossir ou espirrar, não utilize as mãos ou o ar. Evite usar dinheiro. Se necessário, imediatamente higienize suas mãos. Lave ou higienize suas mãos após tocar em qualquer objeto ou superfície e não toque seu rosto antes de higienizar as mãos. Mantenha distância de pelo menos 2 metros das outras pessoas.

Use a quarentena para melhorar

Quem nunca reclamou de não ter tempo pra fazer aquilo que gosta? Esse é o momento perfeito para investir naquele hobby de pintar, escrever, ler ou cuidar da saúde física. Apesar das desvantagens, o isolamento social também é uma boa hora para esquecer as desculpas e começar a dar atenção para atividades que você deixa de lado.

Você não pode mais dizer que não tem tempo, então desligue o celular e a televisão e dê atenção para algum novo hobby. Que tal aproveitar esse momento para investir em tudo aquilo que gosta de fazer? Além disso, com a internet temos acesso a muito conteúdo gratuito. É possível assistir aulas online, fazer cursos e realmente mergulhar em uma nova paixão.

Nos siga no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas postagens. Acesse nosso blog para mais conteúdos e não se esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube!

Compartilhe:

Comentários