Quais são os cuidados essenciais com piscinas?

Fala a verdade: tem coisa melhor que dar aquele mergulho refrescante na piscina no calor escaldante do verão?

Porém, apesar de ser um ótimo passatempo nos dias quentes, não é apenas no momento da diversão que a piscina precisa ser lembrada.

Por que é preciso ter cuidados essenciais com piscinas?

Prestar atenção na piscina é necessário até por questões de saúde.

Afinal, o verão é um grande atrativo, principalmente para mosquitos transmissores de doenças. Portanto, não é indicado manter a piscina com água parada e suja.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas para ajudar na manutenção:

Limpeza da superfície

Esse é um dos cuidados essenciais com piscinas. Sempre se atente à sujeira que boia na água.

Isso é importante para impedir a contaminação e evitar que o filtro possa se entupir e prejudicar a bomba.

Limpar as paredes também é preciso, pois é nelas que a gordura do corpo se acumula.

Ainda é preciso se atentar à retirada de sujeiras das bordas, como folhas e afins. Isso impede que elas entrem na piscina.

Aspiração do fundo

Os detritos mais pesados, como terra e pedra, se acumulam no fundo e podem entupir o filtro.

Além disso, alteram o pH da água, o que não é bom para a saúde. Por esse motivo, esse é um dos cuidados essenciais com piscinas.

É preciso aspirar o fundo para retirar essas impurezas. O recomendável é fazer isso toda semana ou cada vez que você verificar que existe um grande acúmulo.

Equilíbrio de pH e cloro

Controlar o pH é um dos cuidados essenciais com piscinas. Afinal, quando ele está baixo, significa que a água está ácida, o que pode causar graves consequências para a saúde.

Isso pode causar irritações e até queimaduras na pele e nos olhos, além das vias respiratórias. Mantenha o pH sempre em controle: entre 7,2 e 7,6.

Depois de medido o pH, adicione o cloro, que serve para controlar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos nocivos.

Porém, é preciso cuidado: em excesso, o cloro também pode causar irritações na pele.

Tanto o pH quanto o cloro precisam ser constantemente medidos para evitar problemas.

Filtragem da água e limpeza do filtro da bomba

Outro dos cuidados essenciais com piscinas é filtrar a água. Apesar de seguir todas as dicas acima, ainda assim você precisa filtrar a água, se possível, diariamente.

Por mais que se aspire e limpe as bordas e superfícies, algumas sujeiras são muito pequenas para serem eliminadas com esses métodos.

A filtragem garante que tudo seja eliminado e a piscina fique utilizável.

Mas não se esqueça do filtro: se muitos detritos se acumularem nele, pode causar danos à bomba e prejuízos financeiros para você.

Limpe o filtro ao menos uma vez no mês, se atentando em desligar o sistema.

Se você seguir as dicas acima, não há o que se preocupar: basta reunir a família e os amigos e curtir um verão refrescante.

Porém, essa é uma obrigação que exige dedicação e toma um bom tempo. Por sorte, existem empresas especializadas em realizar esse tipo de limpeza.

Conheça os nossos serviços e aproveite esse tempo para curtir e descansar!

Você pode gostar disso:

Cuidados especiais ao limpar a casa no inverno A limpeza doméstica já não é fácil quando o clima está favorável. Limpar a casa no inverno, então, é mais difícil ainda. Tudo que queremos nessa es...
Tire a mancha de desodorante de suas roupas Todo mundo sabe como é a correria na hora de se vestir pra ir ao trabalho, sair para fazer compras, ir passear com o cachorro. O descuido sempre ac...
Dicas de limpeza com bicarbonato de sódio bicarbonato de sódio Um único composto químico que você provavelmente deve ter em casa e utiliza na culinária, em receitas de bolos, pode ajudar v...
Quantas séries dá para ver nas horas dedicadas à f... Depois de longos dias de trabalho, o final de semana começa e a Netflix libera a nova temporada da sua série favorita. Chegou o momento de fazer pipoc...
Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *