Quais são os principais cuidados com vestidos de festa?

Normalmente, ao serem comparados com as roupas comuns que utilizamos no dia a dia, os vestidos de festa necessitam de um investimento financeiro mais alto. Isso acontece porque eles são peças ricas em detalhes e exigem mais trabalho manual.

Dessa maneira, conhecer quais são os principais cuidados com vestidos de festa é essencial para preservá-los e evitar que eles se danifiquem dentro do guarda-roupas.

Assim, se permanecerem bem conservados, os seus vestidos podem ser utilizados mais vezes, você pode emprestá-los ou até mesmo vendê-los.

Contudo, uma peça dentro do armário costuma adquirir mofo e, se não for guardada corretamente, pode ter o seu tecido danificado. Certamente você já pegou uma roupa cheia de manchas por não ter sido armazenada da maneira adequada, certo?

Por isso, ter uma atenção especial com os cuidados com vestidos de festa é fundamental para que você possa retornar a usá-los. Vamos conhecer quais são os principais?

Tenha cuidados com vestidos de festa de acordo com o formato

Cada formato de vestido tem uma especificação diferente de lavagem, secagem e armazenamento. Vamos aprender quais são os principais?

Guarde os vestidos leves em um cabide próprio

Se o seu vestido for leve, não o misture com outras roupas ou dobre. A peça precisa estar em um único cabide, que deve ser forte e resistente para segurar o peso.

Envolva o vestido em uma capa de tecido-não-tecido (TNT). Além disso, se o seu vestido tiver pedrarias, é essencial que tenha alças de cetim em seu interior para pendurá-lo no cabide e não deformá-lo.

Guarde os vestidos de renda em caixa própria

Os vestidos que são bordados, de renda ou de tule, precisam ser guardados em uma caixa própria forrada com papel de seda.

Isso porque, se você pendurá-los em um cabide, as chances de eles se desamontoarem são muito grandes, pois perdem a forma com muita facilidade.

Guarde os vestidos brancos em caixas

Para que o seu vestido não fique amarelado, é fundamental guardar os vestidos brancos em caixas e envolve-los em papel de seda azul-escuro.

Mas atenção! Certifique-se de que o papel seja de boa qualidade; caso contrário, pode soltar tinta no seu vestido.

Deixe um bom espaço entre as roupas

Como os armários tendem a ser pequenos, costumamos deixar uma peça colada na outra, principalmente na área dos cabides. Contudo, essa prática não é recomendada.

Não amontoe as roupas dentro do seu armário! Deixe um espaço para que o ar possa circular e para não amassar as peças.

Assim, você conserva o vestido (e também as demais roupas) por muito mais tempo.

Guarde o vestido limpo e seco

Se você usar o vestido e sujá-lo, lembre-se de que um dos principais cuidados com vestidos de festa é lavar as manchas com sabonete neutro ou sabão de coco e deixar secar em um local com boa ventilação até o dia seguinte.

É fundamental seguir as instruções do fornecedor para a lavagem e a secagem do vestido. Algumas peças devem ser lavadas apenas em lavanderias específicas.

O mais importante é que o vestido precisa ser guardado limpo e seco.

Ah! Vale lembrar que é preciso tirar todas as machas do tecido, inclusive de maquiagem.

Use produtos antimofo nos roupeiros

As tradicionais bolinhas de naftalina ajudam a conservar o roupeiro seco. Também é válido usar materiais antimofo — existe uma variedade de produtos muito grande no mercado.

Sempre que possível, deixe as portas abertas para ventilar e procure tirar as roupas do roupeiro e estendê-las ao ar livre (só verifique na etiqueta se a peça pode ser exposta ao sol).

Conhecer quais são os principais cuidados com vestidos de festa é ter a certeza de que eles se manterão lindos e intactos para quando você for usá-los novamente.

Normalmente, utilizamos os vestidos de festa em momentos esporádicos. Por isso, conhecer algumas técnicas para guardá-los no seu roupeiro ajuda na conservação do tecido.

Neste post, você aprendeu algumas dicas valiosas sobre quais são os principais cuidados com vestidos de festa. Que tal conhecer os nossos serviços? Certamente nós podemos ajudar a manter o seu roupeiro e as suas roupas limpas, perfumadas e passadas!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *