Quais são os principais cuidados com bebê recém-nascido?

Normalmente, quando o primeiro filho chega da maternidade, os pais se sentem muito inseguros. Afinal, não estão acostumados com essa realidade. Por isso, é preciso ter atenção com os principais cuidados com bebê recém-nascido.

O bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia. Nesse período, os pais aprendem a lidar com a fragilidade do pequeno, aprendendo a dar banho, a acalmar o choro e a ficar atento a uma nova alergia.

Se você está nessa situação, fique tranquilo! Apresentaremos os principais cuidados com bebê recém-nascido. Vamos lá?

Cuidados com bebê recém-nascido

Sono

É muito natural o seu pequeno dormir quase o tempo inteiro. Para você ter uma ideia, ele dorme cerca de 90% do dia, permanecendo acordado somente para mamar.

É fundamental que ele durma com os pais nos primeiros 40 dias, porque é nesse período que a criança precisa de um monitoramento mais rígido.

Alimentação

O leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses. Ele tem todos os nutrientes que a criança necessita para se desenvolver. Com relação à quantidade, isso depende do organismo.

Contudo, se você sentir que o leite não sacia a fome do seu pequeno, é essencial procurar ajuda de um pediatra, que recomendará a melhor alternativa para o seu caso.

Normalmente, os intervalos das de amamentação são de duas horas e meia até quatro horas. É preciso alternar os seios a cada quinze minutos e é recomendado que a mãe beba muita água.

Banho

É interessante estabelecer um horário para dar o banho e criar uma rotina. A maior atenção que você precisa ter é com a cabeça do bebê, porque ela é grande e pesada.

Assim, inicie o banho por ela e utilize apenas produtos de higiene específicos, seguindo por todo o corpinho.

É muito importante lavar e secar bem todas as dobrinhas para evitar assaduras.

Higiene bucal

A higiene bucal (gengivas, língua e bochechas internas) é fundamental para evitar a proliferação de fungos e remover o excesso de leite.

Você deve limpar as gengivas do bebê com um chumaço de algodão, utilizando meio copo de água com uma colher rasa de bicarbonato de sódio.

Assaduras

É muito comum os bebês terem assaduras. A boa higiene no banho e a secagem completa são os primeiros cuidados. Depois disso, passe uma camada de pomada contra assaduras para preveni-las — não é recomendado o uso do talco porque resseca muito a pele.

Cólicas

Infelizmente, o seu pequeno terá cólicas e esse será um momento muito frustrante. Elas acontecem por diversos motivos, como imaturidade no sistema digestivo, ingestão de ar dura a amamentação e alimentação da mãe. A notícia boa é que elas vão embora depois dos três meses.

Pediatra

Um dos principais cuidados com bebê recém-nascido é contar com a ajuda de um bom profissional para tirar as suas dúvidas e acompanhar a saúde do seu pequeno.

Assim, se surgirem assaduras, sapinhos, alergias ou outras doenças, o profissional indica o melhor tratamento.

Baby sitter

Para facilitar a sua vida, contrate uma baby sitter para ajudar nos primeiros dias com o seu bebê em casa. Assim, você se sente mais confortável por contar com a ajuda de uma profissional qualificada e tem mais tempo para descansar.

Conhecer quais são os principais cuidados com bebê recém-nascido são fundamentais para preparar o seu estado de espírito para receber o seu pequeno em casa com muito amor e carinho.

Os primeiros dias necessitam de uma atenção redobrada e são a fase de adaptação do casal.

Quer saber como a Maria Brasileira pode ajudar a facilitar a sua vida nessa etapa? Então, conheça os nossos serviços! Acesse o nosso site.

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *