Por que você deve passear todo dia com o seu cão?

Evitar obesidade canina e estresse são alguns dos benefícios de passear diariamente com o seu pet

Você sabia que passear com o cachorro, além de fazer bem para a saúde física, também ajuda na saúde psicológica do animal? Muitos cachorros hiperativos, destrutivos e ansiosos extravasam essa energia acumulada durante o passeio.

Ainda que você tenha um jardim em casa, o passeio pelas ruas e parques são essenciais para a saúde do cão, ajudando a evitar doenças como obesidade canina e depressão. Recomenda-se um passeio que dure entre meia hora a 1 hora todos os dias.

Entretanto, alguns especialistas também aconselham três passeios por dia, dividindo o tempo de 1 hora ao longo do dia e assim o animal poderá fazer suas necessidades de forma regular.

É importante salientar que a duração dos passeios pode variar de acordo com a personalidade do cão. Se o seu animalzinho for mais ansioso e inquieto, tente passear com ele mais de uma vez por dia. Já se seu pet é calmo, ou já está velhinho, não são necessárias caminhadas longas.

Seja três vezes por dia, ou apenas 1 vez, o importante é que seu cão se divirta. Deixe seu pet cheirar e farejar, porque isso irá exercitá-lo!

Além disso, leve-o para passear em lugares novos. Seja em qualquer lugar que for passear nunca se esqueça de levar uma sacolinha para recolher o lixo que seu pet pode deixar na rua.

Com entretenimento diário, será possível perceber mudanças no comportamento do animal. Ele se tornará mais calmo e dócil, os comportamentos destrutivos irão diminuir, até mesmo sua ansiedade e agressividade irão melhorar.

Também é durante o passeio quando a interação entre o dono e o cão se torna mais forte. Afinal, vocês se manterão unidos por todo o passeio. Além disso, ao levar o cachorro para passear, você estará reforçando a sua liderança. Isso faz com que seu cão confie ainda mais em você, respeitando suas ordens.

Durante o passeio o dono pode desenvolver a disciplina e treinamento do cachorro. Por exemplo, caminhar juntos, fazendo com que o cão se adapte a sua velocidade, que sente antes de atravessar as ruas, andar somente com a sua ordem, entre outros chamamentos que irão se naturalizar com o passar do tempo.

Os passeios também são uma ótima oportunidade para o seu pet aprender a se socializar com outras pessoas e até mesmo outros cães. Alguns cachorros têm dificuldade nesse sentido. A solução está em passear em grupo. Chame um amigo que também tenha pet para este passeio. Com o tempo, seu cãozinho já estará habituado com a presença de outros animais.

Com exercícios diários, seu pet ficará calmo, pois toda sua energia, estresse e ansiedade já se esgotaram durante o passeio. Ele retornará ao seu lar mais calmo e tranquilo.

 

Compartilhe:

Comentários