Você sabe o que faz um cuidador de idosos? Veja!

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de idosos cresceu 18% nos últimos cinco anos. Para você ter uma ideia, em 2017 eles ultrapassavam a casa dos 30 milhões. Com isso, também aumentou a procura por profissionais qualificados para cuidarem dessas pessoas.

Na medida em que envelhecemos, há a necessidade de cuidados especiais, porque a agilidade, o raciocínio, o equilíbrio, a memória e a coordenação funcionam de uma maneira mais lenta. Por isso, contratar um cuidador de idosos é uma opção para aqueles que não têm tempo para ficar em casa o dia inteiro e tratar de seus pais ou avós.

Quer saber o que faz um cuidador de idosos para proporcionar mais bem-estar para quem você ama? Veja!

Fazer companhia ao idoso

Uma das principais atividades do cuidador é fazer companhia: conversar, dar risadas, contar histórias, ler livros e assistir a programas de televisão. Tudo isso para promover uma relação harmoniosa e sadia.

O cuidador de idosos deve estimular a prática de exercícios físicos (como as caminhadas e os alongamentos), tomar sol diariamente e promover felicidade e conforto.

Sabemos que, com o passar dos anos, as pessoas começam a sentir que atrapalham a rotina da família, justamente por necessitarem de cuidados especiais.

O papel do cuidador de idoso é mostrar para essa pessoa que ela é amada pelos parentes e que a sua função é apenas facilitar a rotina — e não substituir o convívio familiar.

Garantir sua higiene pessoal

Um cuidador de idosos cuida da higiene pessoal:

Banho

Ele dá banho, seca e veste roupas limpas.

Fraldas e aparelhos

Se o idoso utiliza fraldas ou outros aparelhos, é função do cuidador se certificar de que tudo está limpo e em perfeitas condições de uso.

Escovar os dentes

Quando o idoso faz as refeições, também é função do cuidador escovar os dentes e trocar a roupa quando ele se sujar.

Manter as unhas limpas e cortar a barba

Limpar as unhas e fazer barba também fazem parte da higiene pessoal do idoso.

As boas condições de saúde devem ser estimuladas pelo cuidador. Sabemos que cada idoso tem um perfil e necessidade, então, não significa que o profissional, obrigatoriamente, fará todas essas atividades — alguns são mais independentes e não precisam de ajuda nesses processos.

Realizar atividades domésticas

Se o idoso gosta de cozinhar, é tarefa do cuidador deixar que ele faça isso, mas com supervisão para ele não se machucar. Conforme citamos anteriormente, algumas pessoas têm uma rotina mais independente, por isso, a função do profissional é apenas auxiliá-las.

Se o idoso não faz essas atividades, é dever do cuidador manter a casa organizada, limpa e preparar e servir as refeições.

Contudo, essas atividades precisam estar em comum acordo na hora da contratação, para evitar desconforto com relação ao serviço e processos trabalhistas.

O cuidador de idosos dá e controla a medicação

É função do cuidador de idosos controlar a dosagem e os horários dos remédios: ele deve ficar atento para não faltar nenhum medicamento, ajudando a família a administrá-los.

Além disso, se o idoso apresentar sintomas incomuns, como estar gripado ou não responder a algum medicamento, é dever do cuidador avisar à família para que providenciem uma consulta médica.

Em alguns casos, o idoso precisa de cuidados específicos com a saúde. Por exemplo, existem pessoas diabéticas que necessitam da aplicação de insulina, que deve ser feita por uma seringa. Algumas pessoas não têm essa habilidade. Por isso, é interessante encontrar um cuidador que saiba como e tenha experiência nessa função.

Contratar um cuidador é uma excelente alternativa para as famílias modernas, que precisam trabalhar diariamente e não têm muito tempo para fazer as tarefas da casa. Por isso, o profissional auxilia na rotina do idoso, cuidando da sua higiene pessoal, controlando os remédios e, o mais importante, fazendo companhia com muito amor e carinho para que ele se sinta amado e seja feliz nessa etapa da vida.

Nesse post, você conferiu o que faz um cuidador de idosos. Ficou interessado em contratar um profissional? Então, conheça mais sobre os nossos serviços!

Você pode gostar disso:

Você já ouviu falar do passeador de cães? Quem tem um cachorro como animal de estimação sabe que um dos cuidados essenciais é levá-lo para passeios diariamente. Porém, na loucura do dia a d...
Cuidador de Idosos: Uma nova carreira em ascensão!... Já ouviu falar sobre o cuidador de idosos? Profissão em ascensão que possui série de responsabilidades. Confira nosso artigo especial para conhecer ma...
Limpeza de vidros, janelas e superfícies espelhada... Superfícies de vidros necessitam de uma limpeza constante e regular para manter a boa aparência. E você conhece as maneiras corretas para se fazer um...
Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *