fbpx Skip to main content
Homem realizando limpeza pós-obra

Limpeza pós-obra: conheça os cuidados essenciais

Quando falamos em reforma ou construção, não há como não vir à mente a imagem de bagunça. Por menores que sejam os reparos, certamente dará um trabalhão na hora da limpeza pós-obra, você concorda?

Por mais que os pedreiros e a sua equipe cuidem ao máximo para evitar danos, o pó se espalha e parece que gruda em tudo o que vê pela frente! Por isso, a faxina ao final desse processo precisa ser pesada.

Quer saber quais são os cuidados que você precisa ter com a limpeza pós-obra? Então, continue a leitura!

Utilize os produtos corretos

Cada produto de limpeza tem uma aplicação específica e serve para determinados ambientes. Por exemplo, de nada adiantará você querer limpar o vaso sanitário com produtos que não sejam a base de cloro, que mata as bactérias e desinfeta a superfície.

No mercado, você encontra milhares de produtos de limpeza e cada um tem uma descrição diferente; por isso, é importante ler atentamente as formas de utilização e aplicação.

Empregue equipamentos de proteção individual

Não entre em contato diretamente com um produto de limpeza sem luvas. Use roupas que sejam confortáveis e possam ser manchadas — alguns produtos, como o cloro, danificam a pele e os tecidos.

A luva é considerada um equipamento de proteção individual e protege a sua saúde. A máscara descartável com elástico também faz parte do pacote, porque evita que você respire diretamente o produto químico, bem como os óculos, que protegem os olhos contra a irritabilidade.

Verifique a necessidade de cada cômodo

Para facilitar a sua vida, passe uma vassoura para retirar o mais grosso do chão da casa e evitar que a poeira se espalhe mais. Depois, verifique as necessidades de cada cômodo. Por exemplo, alguns ambientes precisarão que você passe somente o aspirador de pó e outros exigem produtos específicos para retirar os restos da construção.

Veja a seguir alguns exemplos!

Restos de cimento

Normalmente, as pessoas indicam a utilização de ácidos para remover o cimento dos pisos e das demais superfícies durante a limpeza pós-obra. Contudo, esses produtos fazem mal à saúde e, se empregados de maneira inadequada, podem danificar o chão. Por isso, tenha muita atenção e cuidado!

Antes de aderir aos ácidos, utilize uma espátula e, com muita paciência, tente remover os resíduos.

Tinta

Se você encontrar pingos de tinta nas paredes ou nos pisos, use um removedor apropriado. Leia as instruções do rótulo e aplique em pequena quantidade, somente na área afetada.

Resíduos de rejunte

Alguns ambientes podem precisar de remoção de resíduos de rejunte. Nesse caso, é preciso avaliar o tipo de revestimento do piso (cerâmica, madeira ou porcelanato) e solicitar um produto de limpeza específico.

Colas e adesivos

Normalmente, os vidros e materiais vêm com plásticos de proteção com diversos adesivos colados e, ao retirar, a superfície fica com seus resíduos — que são extremamente difíceis de remover.

Uma dica é utilizar óleos (de soja, girassol e até mesmo de amêndoas de bebê) com um pano áspero. Lembre-se de passar com persistência, mas sem força, para não riscar. Na sequência, lave com um desengordurante.


Selecione os materiais necessários para a limpeza pós-obra

Além dos equipamentos de proteção individual e dos produtos, você deve separar os materiais necessários para a limpeza, tais como:

  • baldes;
  • vassouras;
  • bacias;
  • panos de diversas texturas;
  • aspirador de pó;
  • espanador;
  • esponja;
  • mangueira;
  • escova de diversos tamanhos.

Nada melhor do que ter a casa reformada, não é mesmo? Contudo, para que os sentimentos de renovação e felicidade estejam presentes, é muito importante prestar atenção nos cuidados com a limpeza pós-obra. Em regras gerais: analise o que será necessário em cada ambiente, escolha o produto ideal e mãos à obra!

Ao invés de pensar na limpeza, você quer curtir a sua família em um ambiente limpo, cheiroso e agradável? Nós temos o serviço de limpeza pós-obra ideal para quem não quer se preocupar em retirar resíduos, manchas e sujeira proveniente das obras!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *