Jardinagem: como cuidar do gramado no frio?

A jardinagem visa os cuidados especiais na manutenção de plantas, canteiros e jardins. Essa atividade deve ser realizada em todas as estações do ano; contudo, como o frio costuma danificar, é essencial aprender como cuidar do gramado nesses períodos.

O clima no inverno costuma ser frio e seco, então é necessário ter uma atenção redobrada com as áreas verdes, porque elas precisam de tratamentos para continuarem com um aspecto saudável.

Quer aprender como cuidar do gramado no frio e manter uma ótima jardinagem? Confira algumas dicas!

Entenda o que acontece com a grama no inverno

Antes de entrarmos diretamente nas dicas, é necessário compreender o que acontece com o gramado no outono e no inverno. Nesses períodos, a grama entra em um processo conhecido como transição ou dormência. Isso acontece para que ela sobreviva às temperaturas baixas.

Assim, podemos afirmar que ela cresce em um ritmo lento e poupa as suas energias para suportar os dias mais frios. Agora que você aprendeu como funciona, que tal conferir algumas dicas sobre como cuidar do gramado no frio? Veja!

Retire as ervas daninhas do gramado

Normalmente, nascem ervas daninhas, prejudicando muito o crescimento da grama.

Por isso, é essencial fazer uma limpeza no gramado e retirar todas as ervas daninhas para aumentar a circulação de ar entre as raízes.

De preferência, faça esse trabalho manualmente — é muito mais fácil arrancar as raízes e evitar que cresçam novamente.

É preciso retirar tanto as ervas daninhas quanto as folhas que caem das árvores. Faça a remoção com um rastelo; só assim a luz do sol chega ao solo e nutre a grama.

Elimine as falhas de jardinagem

É natural que o clima mais frio provoque falhas no gramado. Isso acontece devido às pragas e até mesmo ao pisoteio.

Então:

  • corte a grama e a deixe baixinha;
  • desenhe um retângulo na área que está com problema com o auxílio de uma pá;
  • retire a grama de dentro dessa área;
  • se for algum problema de praga, trate com inseticida ou bactericida;
  • depois de uma semana, remexa na terra com um adubo orgânico;
  • nivele o ambiente;
  • plante novamente a grama;
  • regue o espaço diariamente.

Aere a grama

Aerar é a mesma coisa que promover a ventilação em um ambiente. Por isso, após cortar a grama, recolha todos os excessos de aparas com um restelo.

Você também pode fazer pequenas perfurações no solo com um garfo, mas é necessário ter cuidado para não danificar as folhas.

Isso ajudará na aeração, porque facilita a passagem de ar, melhorando a qualidade do solo e aumentando a produção.

Cubra a grama em regiões mais rigorosas

Em regiões onde o inverno é muito rigoroso, é recomendável cobrir o gramado para protegê-lo da geada, impedindo que queime.

Essa técnica só deve mesmo ser empregada em regiões muito frias, porque pode abafar a grama e impedir que ela cresça e se desenvolva em outros períodos.

Por isso, se você for cobrir a grama, lembre-se de não inserir nada de adubo, porque nessa época do ano ela está em repouso e não deve ser estimulada a crescer. Contudo, se você preferir, pode optar por fertilizantes orgânicos.

Nas épocas mais frias do ano, é essencial ter atenção redobrada com a jardinagem. Assim, saber como cuidar do gramado no frio é essencial para manter a sua área verde com qualidade e permitir o seu desenvolvimento.

Neste post, você conferiu algumas dicas de jardinagem para aprender como cuidar do gramado no frio. Se gostou, certamente se interessará em conhecer os nossos serviços. Entre no nosso site e confira!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *