Férias de verão: como manter as crianças entretidas?

 

Crianças costumam ter muita energia e disposição para se divertir. Por isso, as férias de verão costumam ser uma constante preocupação para os pais, pois mantê-las entretidas exige bastante esforço.

Esse é um período que pode ser utilizado para se aproximar dos filhos. Por isso, é essencial ter um cronograma de atividades — isso evita que as crianças fiquem o dia inteiro nos aparelhos eletrônicos.

Quer aprender como manter as crianças entretidas durante as férias de verão? Continue a leitura!

Peça ajuda para organizar a casa

É fundamental que as crianças compreendam que precisam ajudar na rotina da casa mesmo no período de férias escolares. Isso é importante para que elas continuem no ritmo de seguir ordens, respeitar os mais velhos e ter consciência sobre as tarefas que são necessárias em um lar.

Vale reservar um dia para limpar os armários, retirar o lixo e até mesmo tirar o pó da casa. É importante que elas realizem uma atividade doméstica pelo menos uma vez ao dia.

Faça uma sessão cinema durante as férias de verão

Com o Netflix, fica muito mais fácil criar uma sessão de cinema em casa.

Organize o clima com almofadas, apague as luzes e transforme a sala em um verdadeiro cinema. Escolha um filme infantil e, é claro, prepare pipoca e ofereça suco.

Uma variação dessa atividade é escolher um dia da semana para levar as crianças no cinema para conferir o lançamento de algum filme infantil.

Fique de olho nas atividades culturais da sua cidade

Normalmente, as prefeituras organizam algumas atividades culturais. Por isso, confira o calendário da sua cidade e participe dos eventos.

Também vale avaliar se há algum curso, colônia de férias e workshop infantil no qual você possa levar as crianças.

Crie um clube da leitura

Estimular a leitura infantil é essencial para que as crianças ampliem o vocabulário e aprendam a interpretar.

Por isso, durante as férias de verão, crie um clube da leitura e faça os seus filhos lerem pelo menos três livros infantis por semana.

Para estimular a brincadeira, peça para que eles contem as histórias em voz alta ou façam desenhos. Também vale pedir para eles assinalarem as palavras novas para que vocês procurem juntos os significados.

Confira outras ideias:

  • conte a história fantasiado de algum personagem;
  • compre fantoches para contar as histórias;
  • faça perguntas sobre as histórias e, a cada acerto, as crianças ganham um pequeno prêmio;
  • façam uma busca ao tesouro com objetos citados nos livros;
  • crie um mural de desenhos para que as crianças exponham as ilustrações dos livros que leram.

Promova uma competição de jogos de tabuleiro

Compre diversos jogos de tabuleiro e chame os amigos dos seus filhos para uma competição.

Crie um mural para atualizar o placar e, ao final, eles podem ganhar diversos prêmios, inclusive o próprio tabuleiro.

Os jogos podem ser:

  • cartas;
  • resta 1;
  • banco imobiliário;
  • imagem e ação;
  • damas;
  • xadrez;
  • certo ou errado.

Monte uma oficina de arte

Procure na internet algumas atividades e ofereça uma oficina de arte. Para isso, compre papeis de várias cores, tesouras, lápis de cor, canetinha, têmperas e pincéis.

Se você tiver um espaço aberto na sua casa, também pode comprar tintas especiais para pintura corporal e fazer uma guerrinha de cores ou realizar desenhos pelo corpo.

As férias de verão são um período em que os pais ficam um pouco preocupados por não saberem o que fazer para entreter as crianças. Com esse post, você tem insights interessantes de brincadeiras para propor em família.

O que achou das nossas dicas? Se você gostou, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais. Assim, os seus amigos que também têm filhos podem se beneficiar delas e ter ideias interessantes!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *