fbpx Skip to main content
Mulher utilizando aspirador de pó para realizar faxina residencial

Faxina Residencial: Cuidados e Dicas de Organização

Quer deixar a casa mais limpa e organizada mas não sabe por onde começar? Confira a seguir as dicas e cuidados de faxina residencial que separamos para você!

A vida moderna é repleta de compromissos que ocupam muito de nosso tempo. Em rotinas cada vez mais agitadas, além dos afazeres domésticos que precisam de cuidados e organização.

E nada melhor do que chegar em casa e encontrar seu lar arrumado e com o cheirinho de limpeza no ar, não é mesmo? Por conta disso, no entanto, gastamos mais tempo e nos cansamos ainda mais ao final do dia.

Se você não quer passar todo o tempo livre cuidando da faxina pesada, continue lendo nosso artigo sobre como conseguir ter seu momento de descanso e a casa organizada simultaneamente. Boa leitura!

Organização semanal para limpeza geral

Para evitar passar o fim de semana com vassoura e balde na mão, é importante manter a organização e limpeza básica da casa durante a semana.

Retirar o lixo, deixar os objetos espalhados pela casa organizados e manter a louça limpa após as refeições são tarefas diárias que podem ajudar, e muito, a conseguir aquele tempinho livre para descansar.

Na hora de começar a faxina pesada, comece sempre de cima para baixo, da limpeza mais básica para a mais pesada. Tirar teias de aranha e remover o pó dos móveis são boas maneiras para começar a faxina geral.


Materiais para facilitar a faxina residencial

Para deixar seu lar mais aconchegante e com aquele cheirinho de limpeza que todo mundo ama, não basta só tirar o pó, concorda? É necessário o uso de alguns materiais que auxiliam e deixam a casa limpinha e cheirosa!

Separamos para você alguns materiais que são essenciais na faxina residencial. Confira:

  • Detergente
  • Desinfetante
  • Desengordurante
  • Água Sanitária

Limpeza residencial com produtos caseiros

Os itens listados acima são importantes para aquela limpeza geral, mas você sabia que pode usar produtos que todos possuem dentro de casa? Confira:

Limão

O limão é uma fruta que além de oferecer muitos benefícios à saúde, também pode te ajudar na hora da limpeza residencial.

Utilizá-lo como desinfetante natural é uma ótima opção, para isso basta bater sua casca com água em proporções iguais e coar a mistura, e já está pronto para usar.

Limpando o microondas com limão

Já gastou muito tempo e esforço limpando o microondas? Experimentando diversos produtos e ainda assim continuava uma limpeza chata e pesada? Aqui vai um dica especial para você:

Em um copo com água, acrescente rodelas grossas de 1 limão e ligue o microondas por 1 minuto. Depois é só passar um pano seco para retirar as impurezas.

Removendo ferrugem com limão

E que tal essa: o limão ainda pode te ajudar a remover ferrugem, e para isso você só precisa espremer o suco da fruta e esfregar com uma escovinha no material desejado!

Vinagre

Outro facilitador nas horas mais pesadas da limpeza doméstica é o vinagre, que possui propriedades que auxiliam na remoção de gorduras e manchas. Separamos 3 dicas imperdíveis para você:

Vinagre para limpar as grades do fogão

Grades do fogão são grandes inimigos da limpeza e todos sabem disso, mas para acabar com essa luta você só vai precisar de vinagre, meio copo de detergente e papel toalha.

Cubra as grades com o papel toalha e água morna, despeje o detergente e vinagre por cima, deixando agir durante a noite.

No dia seguinte é só enxaguar e secar

Limpando vidros usando vinagre

Para os vidros, utilize o vinagre branco com água para limpar, fazendo movimentos na mesma direção, evitando manchas indesejadas e finalize com um pano seco. É a combinação perfeita para vidros limpíssimos!

Panelas mais limpas usando vinagre

Quem nunca passou vários minutos esfregando panelas para remover grossas camadas de gordura ou marcas de queimado? Depois dessa dica, nunca mais!

Ferva vinagre branco com água na panela que deseja limpar. Então despeje o líquido e esfregue suavemente nas marcas que deseja remover. Fácil, rápido e barato!

Atenção especial para o banheiro

O banheiro é um dos cômodos mais importantes do lar, e não é diferente na hora da limpeza.

Devido à baixa ventilação e alta umidade, o ambiente é propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias que podem causar danos à saúde.

Manter os lixos sempre vazios e tampados, pias, azulejos e box sempre higienizados é fundamental. Por isso, o mais importante é prestar atenção na limpeza do vaso sanitário.

Para limpar o vaso, é recomendado usar água sanitária, evitando a proliferação de bactérias. Esse procedimento deve ser repetido de 2 a 3 vezes na semana.

O que você achou de nossas dicas para facilitar a faxina residencial? Se você deseja se atualizar e continuar recebendo nossas dicas, nos acompanhe no Facebook e no Instagram!

Você pode gostar disso:

Como limpar lustre de cristal e manter a elegância... Lustres de cristal são perfeitos para qualquer ambiente, mas quando o assunto é limpeza, muda a história, não é? Pensando nisso montamos este artigo p...
Salada de Churrasco Humm... Já provou salada de churrasco? 😋 É uma delícia e uma ótima opção para acompanhar o almoço de domingo com aquela cervejinha. Experimen...
Mojito sem Álcool Quer fazer um drink gostoso e refrescante sem álcool? 🍹 Olha esse Mojito... Que delícia!     Ingredientes • 8 folhas ...
Faxina em escritório: dicas fáceis de organização!... Conhece o ditado que fala “a primeira impressão é a que conta”? Foi pensando nisso que montamos esse conteúdo sobre faxina em escritório. Confira! ...
Compartilhe:

Comentários