As diferenças entre limpeza geral, leve e pesada

Quem tem uma rotina corrida durante a semana tende a achar que se preocupar com a limpeza da casa é muito exaustivo e desanimador. Ainda mais quando a vontade é aproveitar um tempo de qualidade com a família ou os amigos!

Mas você sabia que existem diferentes tipos de higienização, sendo que cada um tem uma finalidade específica? Conheça todos eles no nosso post de hoje:

Os diferentes tipos de limpeza

A limpeza é subdividida em três níveis de complexidade: geral, leve e pesada. Por vezes, pode ser difícil entender a necessidade dessa divisão, já que parece tudo a mesma coisa. 

Mas não é! Cada categoria atende a necessidades específicas e é um “passo a mais”, sendo que todas são importantes. Vamos conhecer?

Limpeza geral

Como o próprio nome já entrega, é aquela mais “básica”. Consiste em retirar pó e outros resíduos com produtos de higienização mais acessíveis.

Esses produtos são aqueles que todos temos em casa e utilizamos no cuidado doméstico: aspirador, vassoura, esfregão, água, sabão, detergente e, no máximo, um desinfetante leve.

Mas calma! Não é porque essa limpeza é mais simples que ela não é importante. Para ambientes domésticos e/ou que não oferecem riscos de contaminação, ela normalmente atende às necessidades.

Para quem é alérgico a poeira e outras sujeiras, por exemplo, ela já ajuda a manter a qualidade do ambiente.

Limpeza leve

Essa limpeza está um patamar acima da geral. Também chamada de serviço de higienização, já demanda a utilização de materiais químicos mais específicos e pesados, tais como água sanitária e solventes.

Essa categoria normalmente é mais empregada em ambientes que tenham resíduos provindos de material orgânico. Locais como consultórios médicos e restaurantes precisam aplicá-la, por exemplo.

Na faxina residencial, normalmente é empregada ambientes como banheiros e cozinhas. 

Limpeza pesada

A limpeza pesada recebe outro nome nas empresas que oferecem esse tipo de serviço: esterilização. Isso significa que seu foco é eliminar qualquer risco apresentado por agentes contaminantes, como vírus e bactérias.

Essa esterilização, quando bem-feita, elimina até 99,9% dos micro-organismos nocivos. Ela costuma ser empregada em locais como hospitais e nos instrumentos de diversos profissionais da saúde.

Entendeu a importância de cada uma?

Como você deve ter percebido, os diferentes tipos de limpeza são fundamentais para garantir a higiene e segurança de todos.

Para limpar a casa, os tipos geral e leve são os mais recomendados, uma vez que é necessário manter o ambiente limpo, mas geralmente não há necessidade de esterilização. 

No entanto, apesar de ser fundamental, essa atividade é um tanto quanto ingrata, pois as horas que você perde com cuidados domésticos como a faxina são irreversíveis.

Por sorte, existem empresas especializadas em todos os tipos de limpeza, sejam elas necessárias em ambientes residenciais ou empresariais.

Assim, em vez de você ter que se preocupar com faxina, consegue curtir seu merecido descanso e, quem sabe, maratonar as suas séries favoritas na Netflix. Uma forma muito melhor de gastar o seu tempo, concorda?

Conheça nossos serviços de limpeza e ganhe suas horas livres de volta!

Compartilhe:

Comentários

One thought to “As diferenças entre limpeza geral, leve e pesada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *