Dicas para quem vai morar sozinho

Morar sozinho é um marco na vida de muitas pessoas, mas o começo pode parecer um pouco complicado. Muitas dúvidas aparecem neste momento e responsabilidades precisam ser assumidas. Para facilitar esse começo fizemos uma lista com algumas dicas para quem vai entrar nessa nova fase.

 

Itens básicos para a casa:

No começo você precisa de alguns itens básicos, como uma cama, geladeira e fogão se você cozinhar, ou micro-ondas. Muitos gostam de tv ou um notebook para ter algum tipo de entretenimento.

Você também vai precisar de louças, como pratos, xícaras, canecas e copos, talheres e alguns outros itens, como panelas, conchas e espátulas.

Roupa de cama, mesa e banho, como lençóis, travesseiros, cobertas, toalhas de banho, rosto e, para cozinha, panos de pratos.

Utensílios de limpeza, como vassoura, rodinho, panos de limpeza, balde, pá, esponja e saco de lixo. Alguns outros itens vão aparecendo na lista conforme a sua necessidade, como potes e utensílios para organização, por exemplo.

 

Ter organização é essencial:

Todas as atividades da casa agora são de sua responsabilidade e, manter uma boa organização é muito importante.

Planeje sua semana para facilitar o dia a dia.  Como, por exemplo, separar um dia para fazer compras.

No final de semana prepare alguns alimentos e congele, como molhos e legumes, para que você possa fazer refeições rápidas e fáceis durante a semana em que o tempo é mais corrido.

Tarefas como lavar a louça logo depois que utilizar, é uma ótima dica, pois assim não acumula e acaba virando uma pilha de louça.

O mesmo cuidado deve ter com as roupas, que além de lavar, precisa levar em conta o tempo para serem passadas. Estendendo bem a peça, dependendo do tecido, algumas podem ser excluídas deste processo.

 

Manter a limpeza em dia:

Separe um dia para cada tarefa, por exemplo limpar um cômodo da casa a cada dia da semana.

Compre um cesto de roupas para separar a roupa suja.

Não deixe calçados espalhados pelo chão, pois podem juntar poeira, além de ficar bagunçado.

Compre produtos básicos de limpeza: multiuso, alvejante, sabão em pó, palha de aço, detergente e água sanitária.

Força de vontade e disposição para executar as tarefas diárias são fundamentais. Caso fique puxado para você trabalhar ou estudar e ainda conciliar a limpeza da casa, contrate uma pessoa de confiança para te auxiliar nessa parte. Assim, você terá a comodidade de chegar em casa e encontrá-la limpa, para você focar nos seus objetivos como trabalho e estudo.  Aproveitar o seu tempo com as coisas que realmente são importantes para você!

 

 

Compartilhe:

Comentários