Cuidados especiais ao limpar a casa no inverno

A limpeza doméstica já não é fácil quando o clima está favorável. Limpar a casa no inverno, então, é mais difícil ainda.

Tudo que queremos nessa estação é poder nos esquentar em cobertas macias e aproveitar as horas de descanso vendo séries da Netflix.

Porém, esse período é um dos que mais exigem atenção na hora dos cuidados domésticos.

Por que é importante limpar a casa no inverno?

No inverno, a incidência de raios solares é muito baixa. E quanto menos luz e ventilação, maior é a proliferação de fungos e ácaros, que são extremamente nocivos à saúde.

Nessa estação, tendemos a fechar mais a casa, além de tomar banhos quentes e não ventilar os ambientes. Essa combinação é o cenário perfeito para esses inimigos microscópicos.

O tempo seco e o aumento de doenças virais, como gripes e resfriados, expande o nível de alerta e exige mais cuidados ao limpar a casa no inverno.

Por isso, separamos algumas dicas:

Higienize as roupas de cama

Edredons e cobertores ficam guardados durante os meses quentes. Assim, acumulam os tão temidos ácaros, além de juntarem mofo e outros micro-organismos desagradáveis.

Nossa dica aqui é que, antes de colocá-los em uso, separe-os e mande-os para uma boa lavagem. Além disso, ao menos uma vez por semana, é interessante estendê-los no sol e trocá-los, assim como lençóis e fronhas.

Esse hábito também pode ser adotado nos cuidados com roupas de inverno, principalmente as de lã, que se tornam o habitat favorito dos ácaros.

Ventile os ambientes

Já citamos acima, mas nunca é demais reforçar. Por mais que o tempo esteja gelado e você queira manter a casa fechada, isso não é saudável e higiênico.

A ventilação ajuda a manter o ambiente livre de ar contaminado, além de impedir a formação de mofos, principalmente em espaços como o banheiro.

Se ele não ter uma boa circulação do ar, a umidade que é formada pelo vapor do banho estimula a formação desses organismos, que são muito perigosos para a saúde.

Fora que o acúmulo de mofo e limo exige que uma limpeza mais pesada seja feita no banheiro. Isso envolve ter que usar produtos fortes, que podem prejudicar ainda mais o ar.

Limpe periodicamente

No frio, a última coisa que queremos é ter que mexer com água. Ter que limpar a casa no inverno pode oferecer um risco à sua saúde também, por conta da facilidade de se pegar resfriados.

Então, você pode apostar na utilização de aspiradores de pó e utensílios de microfibra, que absorvem a sujeira sem a necessidade de estarem úmidos. Além disso, esses instrumentos não levantam o pó, ajudando na qualidade do ar. Os alérgicos agradecem!

Limpar a casa no inverno também exige planejamento e cuidado maior que nos dias quentes. Nesse período, a sensibilidade a alergias e a reações adversas é muito maior.

Delegar atividades é uma ótima alternativa

Fala sério: ninguém merece perder suas horas de descanso limpando a casa no inverno. Esses dias frios nos deixam mais “preguiçosos”, com mais vontade de relaxar e descansar.

Para não ter que se preocupar com isso, você pode contar com empresas especializadas. Os serviços oferecidos por elas são específicos para atender às necessidades de cada época do ano.

Com isso, você pode ficar despreocupada e aproveitar seu tempo livre fazendo o que realmente importa.

Que tal conhecer nossos serviços de limpeza?

Você pode gostar disso:

Limpeza para a hora de cozinhar. Tábuas de cozinha feitas com madeira podem acabar acumulando bactérias em sua superfície. Para evitar que isso aconteça, faça a manutenção periódica d...
Tirar mofo do banheiro. O mofo que surge no banheiro pode ser prejudicial à saúde. Por isso, sempre que notar o surgimento de manchas de bolor na parede ou teto, aja rápido. ...
Higiene e Limpeza Livre-se de todos aqueles trapos antigos e utilize panos de limpeza Semi-Descartáveis Scott Duramax. Você limpa, lava, reutiliza e descarta quando ...
Quais são os cuidados essenciais com piscinas? Fala a verdade: tem coisa melhor que dar aquele mergulho refrescante na piscina no calor escaldante do verão? Porém, apesar de ser um ótimo passate...
Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *