Congelados e suas regras

Correria. Isso define cada vez melhor nossos dias. Casa, filhos, cachorro, boleto da escola, enfim, você sabe que essa lista vai até o quintal se deixar. Nessa hora você precisa concordar em uma coisa com a Maria: no meio de toda essa correria, vez ou outra acabamos esculachando nossa dieta abrindo aquelas exceçõezinhas para comidas industrializadas que, em sua grande maioria, são bem carentes de nutrientes. E como boa parte das pessoas escapam dessa sina? Congelando alimentos.

 

Mas afinal, é verdade que os alimentos perdem nutrientes quando resfriados? Ou é verdade que ganham? Bom, segundo especialistas, tudo isso é verdade. Mas depende de qual alimento estamos falando. Mas chega de confusão. A Maria Brasileira fez uma listinha de quem perde, quem ganha pra você não esquecer mais!

Vamos aos alimentos que não aconselhamos congelar. Por que não? Bom, alguns perdem sua textura e até todas suas características. Veja só quais são:

Maionese

Gelatina

Cural

Pudins

Chantilly

Batatas

Ovos cozidos

Banana

Pêra d’água

e saladas cruas: alface, agrião, escarola, almeirão, rúcula, pepino, rabanete, tomate, etc.

 “Meu filho não quis comer agora e quer guardar o prato já pronto pra amanhã. ” Bom, pratos prontos tem suas próprias regrinhas na hora de subir pro freezer. Vamos lá:

O ideal é que congele aos poucos. Primeiro coloque na geladeira, ou em uma vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo. Depois no freezer.

Se possível, pegue leve no tempero e cozinhe o prato o menor tempo necessário possível, pois o congelamento deve dar força aos temperos e amaciar os alimentos.

Quando ele ainda estiver quente, divida-o o prato, ainda quente, em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será consumido.

Pratos diferentes você deve congelar em vasilhas diferentes.

Quer descongelar sem ter p trabalho de precisar cozinhar? Use o microondas em potência mínima ou deixe o alimento na geladeira por cinco horas.

Enfim, congelando ou não seus alimentos, o importante mesmo é a sua saúde. Assim, priorize opções ricas em nutrientes e, claro, também cultive o hábito de praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana. Assim você mantém um corpo e mente saudáveis e pode aproveitar o melhor da vida sem maiores preocupações.

 

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