fbpx Skip to main content
Sofá amarelo e título como tirar mancha de sofá

Como tirar manchas do sofá

Acidentes acontecem e, quando derrubamos algo no estofado do sofá, já sabemos que teremos uma machinha pra sempre ali! Mas e se contarmos alguns segredos para remover por completo o acidente seria ótimo, não é? Então leia esse artigo imperdível de como tirar mancha de sofá!

Se você tem crianças em casa ou gosta de comer algo enquanto assiste seu programa favorito na televisão, é muito provável que já tenha passado pela situação de manchar seu sofá. Seja com gordura, caneta ou refrigerante, essas manchas estragam a beleza do estofado, mas não é o fim do mundo! Confira a seguir algumas dicas muito úteis para remover manchas do sofá:

Manchas de gordura

Talvez seja a mais comum entre as manchas em estofado! O modo de tirar as gorduras do sofá não é complicado.

Você só vai precisar de amido de milho ou talco, e aplicar sobre a região que deseja limpar. Deixe agindo por cerca de 30 minutos e finalize passando uma escova para retirar o excesso.

Para as mais antigas, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e detergente. O tempo de ação da mistura também é 30 minutos, mas para finalizar lave com um pouco de água.

Manchas de batom

Para remover as manchas de batom do sofá também não há grandes mistérios.

Antes de começar a limpeza, recomendamos passar um papel toalha para remover o excesso. 

Para tirar completamente a mancha, faça uma mistura com água e detergente neutro e, enquanto limpa, utilize um pano seco para secar simultaneamente.

Manchas de caneta

Quem tem criança em casa com certeza já sofreu com isso, não é mesmo? Chegar na sala e ver seu sofá manchado com tinta de canetinhas pode dar um desespero, mas também temos a solução bem aqui.

Para a remover a mancha, você só precisa fazer uma mistura com 2 colheres de sopa de álcool e 1 colher de sopa de glicerina. Aplique essa mistura no local e finalize com um papel toalha removendo o excesso.

Dicas extras de como tirar mancha de sofá

Comentamos como remover algumas manchas mais comuns, mas temos outra infinidade de produtos que causam a mesma coisa dos estofados. Por isso listamos a seguir mais algumas dicas de como tirar mancha de sofá que também podem ser úteis no seu dia a dia e evitar dores de cabeça.

 

  • Refrigerante – Para remover manchas causadas por refrigerante, basta utilizar um detergente neutro misturado com água e aplicar no estofado até remover a mancha por completo;
  • Mofo – O mofo, querendo ou não, está sempre presente em algum lugar da nossa casa nos dando aquela dorzinha de cabeça, e no sofá não seria diferente. Para remover a mancha de mofo, é mais fácil do que imagina. Faça uma mistura utilizando água e limão e aplique. As propriedades do limão queimam o mofo e clareiam o tecido, fazendo com que seu estofado fique limpinho e livre das manchas;
  • Catchup – Estava fazendo aquele lanchinho enquanto assistia seu programa de TV favorito e deixou cair o catchup no sofá? Não há motivos para se desesperar. Para iniciar a limpeza, recomendamos tirar todos os excesso do molho. Em seguida, jogue talco ou amido de milho sobre a superfície e aguarde cerca de 30 minutos. Finalize lavando com água morna e detergente neutro.

 

Depois de todas essas dicas incríveis, você com certeza já sabe como tirar mancha de sofá, hein! 

O que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente nos comentários e veja mais no nosso blog!

Nos siga no Instagram e Facebook para não perder nada da Maria Brasileira, aproveite e assine nossa Newsletter para receber conteúdos exclusivos no seu e-mail!


Compartilhe:

Comentários