Como organizar armários de modo eficiente?

Na rotina corrida, o guarda-roupas é o primeiro a ficar uma completa bagunça.

Mas essa situação também se deve ao fato de que a maioria das pessoas não tem a menor ideia de como organizar armários, de maneira selecionar as melhores roupas para cada dia sem causar um completo caos.

Nesse post, separamos algumas dicas que podem ajudar você a arrumar o seu armário de forma simples e eficiente. Vamos lá?

Como organizar armários com harmonia

Os arquitetos e os designers de interiores são os maiores adeptos da filosofia do Feng Shui. Essa técnica consiste na crença de que organização é fundamental para a renovação de energia.

Pensar em como organizar armários seguindo esse pressuposto é um argumento defendido por esses especialistas, pois isso ajuda a atrair coisas boas e a manter a energia da casa sempre saudável.

Entendendo essa metodologia, vamos às dicas:

Desapegue daquilo que não serve mais

Para a filosofia, se prender a objetos que não são mais utilizadas e nem têm mais nenhuma serventia ajuda a manter energias negativas e estagna a entrada de coisas novas.

Na hora de organizar as roupas, aplicar esse conceito é fundamental. Se você tem peças que não são mais utilizadas, passar para frente faz muito bem. Elas ocupam espaço e impedem uma melhor organização.

Separe os tipos de roupa de acordo com o espaço

Cada tipo de roupa precisa ter seu lugar definido: existem aquelas que amassam mais, que ocupam mais espaço e que podem ser dobradas.

Abaixo seguem, algumas dicas de como organizar armários de acordo com cada roupa:

Roupas sociais

Essas peças tendem a amassar mais que as outras. Prefira pendurá-las em um espaço próprio, com alguma divisória que as proteja e as separe das demais.

Calças casuais

Aí você precisa se atentar ao tecido. Por exemplo, calças mais resistentes, como as jeans, podem ser dobradas e guardadas na gaveta. Já aquelas de tecidos mais finos devem ser penduradas.

Casacos

Casacos precisam ser sempre pendurados e abotoados. Normalmente eles ocupam muito espaço, então o recomendável é deixar um cantinho só para eles.

Quando a estação fria acaba, use sacos a vácuo para guardá-las no armário. Isso permite que elas ocupem menos espaço e as protegem de ácaros e bactérias.

Roupas casuais

Na hora de planejar como organizar armários, essas roupas são as mais fáceis de serem guardadas.

Mas aqui vale novamente a dica do tecido: se amassa com facilidade, é melhor pendurar.

As demais, como camisetas e vestidos, podem ser dobradas e guardadas na gaveta, ocupando menos espaço.

Peças brancas

Não é apenas na hora de lavar que essas peças exigem atenção. Nunca as armazene em lugares que possam manchar, como próximo da parede do móvel ou de outras roupas coloridas.

Além disso, sempre as lave após o uso. Desodorante, suor e outros respingos podem manchar definitivamente sua roupa.

Roupas íntimas

Separe gavetas para roupas íntimas e de banho. Em outra, organize as meias.

Roupas especiais

Sabe aquele vestido de madrinha ou de formatura? Pela importância que têm, exigem um tratamento especial: coloque essas roupas sempre em plásticos com zíper, para protegê-las e mantê-las em bom estado.

Organize por uso

Lembra a bagunça que comentamos logo no começo do post? Se você não quer desperdiçar todo esse esforço e tempo, organize a suas roupas por prioridade.

Por exemplo, você já sabe as roupas que mais utiliza para trabalhar, então as coloque na frente das de sair. Isso evita que seja preciso fazer aquela montanha de bagunça para achar a peça certa para cada ocasião.

Além disso, sempre que pensar em como organizar armários, tenha em mãos instrumentos úteis para a organização: cabides, sacos para guardar roupas, entre outros.

A organização do seu guarda-roupa não é nenhum bicho de sete cabeças. É preciso apenas que você pegue um dia para se dedicar a isso e mantenha a organização seguindo as dicas que passamos aqui.

E aí, gostou das nossas dicas? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se entenderem com seus armários!

Você pode gostar disso:

Cesto de roupas sujas Deixe o cesto de roupas sujas na lavanderia. Não é aconselhável deixar no banheiro, pois pode causar mau cheiro.
Despensa organizada Veja dicas de como manter a despensa organizada de forma simples e que trará muitas facilidades para o seu dia a dia. São tantos alimentos, e objetos...
Afinal, como passar camisa social? Seja para um evento importante ou uma saída casual, a camisa social é coringa em qualquer guarda-roupas. Entretanto, é uma peça que exige muito cui...
Sem erro com as roupas A máquina de lavar já é uma aliada da dona de casa faz muito tempo. Mas com a correria do dia a dia, fica fácil cometer alguns erros na lavagem que...
Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *