como limpar persianas destacada com sala ao fundo

Como limpar persianas: passo-a-passo e dicas para cada tipo

Cada persiana possui um método próprio de limpeza. Confira a seguir nosso conteúdo sobre como limpar persianas e  preservar a beleza dessas cortinas!

Persianas nos fornecem conforto e elegância para todo tipo de ambiente, mas também necessitam de cuidados e limpezas para não atrapalhar o charme que nos oferece.

Pensando no conforto visual do seu ambiente, separamos a seguir algumas dicas sobre como limpar persianas para facilitar os cuidados e deixá-las ainda mais elegantes. Confira!

Tipos de persianas mais comuns

No mercado, existem diversos tipos de persianas disponíveis, listamos aqui as mais comuns de serem encontradas em casa e escritórios:

  • Horizontal
  • Vertical
  • Madeira
  • Rolo

Os materiais variam de acordo com o modelo e estilo da persiana, podendo ser tecido, pvc, madeira, etc.

Essa grande variedade nos permite deixar a imaginação fluir na hora de decorar a casa, e aplicar os mais diferentes modelos para atingir resultados de iluminação e harmonia incríveis.

Dicas de como limpar persianas

Na hora de limpar as persianas, é necessário alguns cuidados e conhecimentos para não utilizar produtos errados, que podem estragar suas cortinas.

Remova o pó

Por estarem o tempo todos em contato com correntes de ar, é comum acumularem grandes quantidades de pó, então já sabem né?

Mantenha sempre suas persianas livres de poeiras que podem acumular ácaros e causar alergias e danos à saúde.

Criar uma periodicidade semanal é um boa saída para não transformar as persianas em inimigas da sua faxina.

Produtos 

Alguns produtos utilizados para limpezas em geral contém álcool e cloro, que não podem ser utilizados nas persianas. 

Procure utilizar somente água e sabão, ou, produtos caseiros como água e vinagre branco em proporções iguais, e borrife por toda cortina. O vinagre tem propriedades desinfetantes e desengordurantes, que facilitam a limpeza.

Passo-a-passo para limpar cada tipo de persiana

Os cuidados com as persianas variam de acordo com o tipo que você escolheu para decorar sua casa. Para facilitar, mostraremos abaixo os cuidados específicos para cada modelo de persiana.

Persiana Horizontal

Mais comuns produzidas em alumínio e PVC, para a limpeza das persianas horizontais basta utilizar uma esponja com sabão e água. Esfregar delicadamente com as persianas fechadas e dos dois lados após remover o pó.

Não se esqueça de verificar se o material utilizado é resistente a umidade.

Persiana Vertical

Como limpar persianas verticais: será necessário remover todas as lâminas dos trilhos e limpá-las individualmente. É recomendado deixá-las de molho em uma solução com água e sabão neutro e esfregar uma a uma.

Seque com um pano e pendure de volta nos trilhos para secarem por completo.

Este procedimento é excelente para remover gorduras, mas devem ser realizados em espaços de tempo maiores, como uma vez por ou semestralmente, depende de onde a cortina estiver.

Persiana de madeira

Os métodos utilizados para limpeza das persianas de madeira são praticamente os mesmo que os da horizontal, mas após realizar o procedimento com água e sabão, utilize um lustra-móveis para manter o brilho e preservá-la por mais tempo

Persiana de rolo

Esse tipo de persiana requer mais cuidado. Em casa, você pode tirar o pós das cortinas com o aspirador, mas para uma limpeza mais pesada, não é recomendado a lavagem.

Como o material das persianas de rolo são mais sensíveis, é recomendado contratar empresa qualificada a cada quinze dias ou um mês.

Persiana double vision

Para a limpeza dessa persiana, é necessário utilizar apenas aspirador de pó, espanadores ou um pano umedecido.

Não pode ser lavada em máquina nem a vapor ou o material fica danificado.

Agora você já sabe como cuidar e limpar de cada tipo de persiana e viu como é fácil. Aproveite a beleza que essas cortinas proporcionam ao ambiente!

 


Gostaria de receber mais dicas e cuidados para facilitar o seu dia a dia? Fique por dentro de todas as nossas novidade, nos siga no Facebook e no Instagram!

Você pode gostar disso:

Banheiro limpo e sem odores. Para manter seu banheiro desinfetado e sem odores incômodos, mantenha uma periodicidade para a limpeza. Lave o cômodo e o vaso sanitário pelo meno...
Os serviços de limpeza e a saúde dos colaboradores... Quando o outono e o inverno chegam, trazem uma série de doenças respiratórias, como as gripes e os resfriados. Elas são causadas por vírus e bactérias...
Tirando mau cheiro das mãos Sabe aquele cheiro de alho, cebola e água sanitária que fica nas mãos da gente? Tire bem fácil: esfregue os dedos em uma peça de aço inoxidável (po...
Apresentação de chef. As cozinheiras chef da Maria Brasileira estão sempre a postos para te ajudar em qualquer ocasião. Mas de vez em quando é bom relaxar um pouco na cozin...
Compartilhe:

Comentários