fbpx Skip to main content
Lustres de cristal em foco

Como limpar lustre de cristal e manter a elegância

Lustres de cristal são perfeitos para qualquer ambiente, mas quando o assunto é limpeza, muda a história, não é? Pensando nisso montamos este artigo para você. Confira!

Lustres de cristal são ornamentos que deixam qualquer ambiente luxuoso e elegantes, mas que também exigem cuidados delicados quando o assunto é limpeza, não é mesmo?

Mas calma, não precisa se desesperar e nem desistir desse lindo objeto. Aqui nós ensinaremos passo a passo sobre como limpar lustres de cristal e deixar seu cômodo ainda mais lindo. Continue lendo! 

Primeiros passos

Antes de começar a limpeza, vamos ensinar como preparar o ambiente para ter certeza de que tudo ocorra bem e não tenha nenhum dano em você nem nos cristais.

Primeiro desligue as luzes do lustre para evitar que ocorra qualquer tipo de queimadura, para ter mais segurança, você pode desligar a chave central do cômodo ou da casa. Se não souber como desligar, procure a ajuda de um profissional.

Depois, forre o chão com cobertores ou edredons para que, caso haja queda, não danifique os cristais. Você pode fazer isso enquanto espera as lâmpadas esfriarem.

Para a limpeza, será necessário uma escada reforçada e que tenha uma altura confortável para conseguir alcançar todas as partes do lustre.

É importante escolher um horário do dia com luz natural boa para realizar o procedimento. Com a luz elétrica desligada, você precisará de uma boa iluminação para enxergar todos os detalhes.

Como limpar lustres de cristal

Agora que o ambiente já está preparado, é hora de começar a limpeza.

Comece fotografando o lustre em vários ângulos para que, na hora de recolocar as peças fique tudo no lugar certo.

Limpando os cristais

Para realizar a limpeza dos cristais, comece removendo um a um com cuidado, sem forçar e nem girar. Se for preciso, desça e reposicione a escada para alcançar todas as partes. É aconselhável que você tire os cristais por partes e não todos de uma vez.

Deixe as peças em cima de um tecido e primeiro remova o pó utilizando um espanador ou flanela. Depois prepare uma mistura com água e sabão neutro, realizando a limpeza dos cristais com cuidado e, de preferência, uma a uma.

Organização e cuidados

Para manter a organização durante todo o processo, você deve separar os cristais limpos dos que ainda estão sujos, separando-os em tecidos diferentes e espaçados para evitar trincos ou danos.

Tire os cristais sujos e emerja-os na mistura para limpeza. Ao lado, deixe uma outra flanela seca para enxugar as peças e reposicione-as de volta ao lustre. Siga a ordem da foto que você tirou no início do processo.

A estrutura

As estruturas dos lustres são mais comuns em inox ou algum outro tipo de metal. Para realizar a limpeza dessa parte, utilize apenas um pano seco ou algum produto próprio para o tipo de material.

O mais recomendado, mesmo para a estrutura, é manter a base de produtos neutros, já que outro tipo, como álcool por exemplo, pode danificar, perdendo a elegância do seu ornamento.

Periodicidade de higienização

Com o passar do tempo, o acúmulo de sujeiras nos cristais podem causar bloqueio da luz e na qualidade de iluminação do seu lustre.

Para evitar que isso aconteça, é recomendado criar uma rotina de limpeza nos seus lustres.

Se sua luminária fica em ambientes como cozinha, corredores, varandas etc, é recomendado que seja realizada a limpeza semestralmente. Enquanto ambiente como sala de estar e quartos, a limpeza anual é suficiente para manter a qualidade e beleza.

Agora que você já sabe como limpar seu lustre de cristal, compartilhe este artigo com seus amigos para que eles também aprendam!


Você pode gostar disso:

Lavar roupa com vinagre: conheça todos os benefíci... Todos nós sabemos que o vinagre tem mais de mil e uma utilidades, e quanto mais procuramos sobre ele mais descobrimos. Hoje falaremos dos benefícios d...
Faxina Residencial: Cuidados e Dicas de Organizaçã... Quer deixar a casa mais limpa e organizada mas não sabe por onde começar? Confira a seguir as dicas e cuidados de faxina residencial que separamos par...
Lancheira limpa para volta às aulas.   A criançada está voltando para a escola com o fim das férias e é preciso cuidar da alimentação deles enquanto estão longe de casa. Uma lanch...
Limpeza para a hora de cozinhar. Tábuas de cozinha feitas com madeira podem acabar acumulando bactérias em sua superfície. Para evitar que isso aconteça, faça a manutenção periódica d...
Compartilhe:

Comentários