fbpx Skip to main content
chuveiro com o título do post como limpar chuveiro

Como limpar chuveiro: aproveite melhor seu banho

Já aconteceu de você estar tomando banho e cair aquele pingo gelado? Ou Sair sem rumo? Aprenda neste artigo como limpar chuveiro e evitar que isso aconteça!

Estando presente na vida de todos, o chuveiro é essencial na sua residência. Mas com o tempo, o mesmo pode ir entupindo, o que gera diminuição no fluxo de água e acaba atrapalhando seu momento de relaxar.

Quer saber como limpar chuveiro e evitar essa situação? Continue lendo esse artigo!

Por que o chuveiro entope?

Você já deve ter se perguntado o porquê o chuveiro entope se passa apenas água por ali, e o tempo todo.

Isso acontece porque na água existem vários minerais que acabam se acumulando nos furinhos e ressecam com o tempo, impedindo o fluxo.

Fora o acúmulo de minerais, acontece a mesma com resíduos de poeira do dia a dia.

Dessa forma, a limpeza deve ser realizada com periodicidade para evitar possíveis danos. Mas falaremos disso mais pra frente. 

Passo a passo de como limpar chuveiro

Nesse tópico você aprenderá o passo a passo de como limpar chuveiro de três maneiras diferentes. A primeira delas é mais superficial, apenas para manter a higiene do chuveiro. Outra mais prática, para limpezas mais profundas, mas não extremas. Já a terceira é mais elaborada, contudo, garante melhores resultados.

Limpeza do dia a dia

Para essa limpeza, vamos precisar somente de um borrifador, e água com um pouco de cloro ou água sanitária.

Para realizar essa limpeza, é só borrifar um pouco dessa misturinha na parte do bocal do seu chuveiro e esperar agir por alguns minutinhos. 

Depois desse tempo, ligue a água quente e deixe escorrer o suficiente para retirar resíduos do produto.

Limpeza média

Nessa etapa, já é para quando seu chuveiro está começando a ter a vazão de água fraca e alguns esguichos tortos. Sendo assim, é uma limpeza mais profunda que a dita anterior.

Para realizar esse procedimento, também não é necessário retirar o chuveiro da parede.

Você vai precisar de um saco plástico grande o suficiente para caber o bocal, a mesma mistura de água com cloro ou água sanitária, ou caso prefira, pode substituir por vinagre. Também será necessário fita ou barbante para prender o saco ao bocal.

Com a mistura cobrindo todo o bucal do chuveiro, deixe agir por aproximadamente 2 horas para que dissolva todas as impurezas. Após o prazo, ligue o chuveiro para retirar os resíduos.

Limpeza profunda

Para essa última etapa, será necessário remover o bocal do chuveiro para que a limpeza seja a mais profunda e eficiente possível.

O bocal do chuveiro não é uma peça difícil de ser removida, mas caso não esteja conseguindo, peça ajuda para evitar possíveis danos.

Em uma bacia grande o suficiente para caber o bocal inteiro, faça a mesma mistura já mencionada anteriormente e mergulhe a peça para deixá-la de molho por mais ou menos 1 hora.

Para finalizar essa limpeza, use uma escova de dente para esfregar e remover todos os resíduos que permaneceram. Feito isso, só encaixá-lo de volta.

Cuidados necessários ao limpar o chuveiro

Por mais fácil que seja realizar a limpeza do seu chuveiro, existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar danos ao material e até mesmo alguns choques em você. Falaremos individualmente de cada um a seguir:

Evitar produtos que possam danificar o material

A maioria dos produtos podem não ser recomendados para realizar a limpeza no seu chuveiro por danificar o material. Principalmente se o chuveiro for de metal. 

Dessa forma, é preferível utilizar produtos como vinagre, água sanitária ou até mesmo um pano umedecido, ainda que haja mofo ou manchas.

Faça a limpeza com a eletricidade desligada

Se seu chuveiro é elétrico, é recomendado que você desligue a força independente da forma como optar antes de começar a manutenção. Em sua maioria, as casas possuem uma chave específica para o chuveiro.

Realizar a limpeza com a força ligada pode haver riscos de choques.

Atenção com a fiação

Caso a fiação do seu chuveiro ficar à mostra, evite molhar a mesma durante a higiene. Se por acaso molhar, seque imediatamente e espere um tempo para religar a eletricidade.

Qual a periodicidade para realizar a limpeza?

Para evitar que a manutenção seja mais pesada, você pode criar uma periodicidade de limpeza. O recomendado é que seja feita a cada 3 meses. Enquanto estiver lavando o banheiro, por exemplo, você pode passar uma escova pela parte externa.

Agora que você já aprendeu a dar “aquele banho” no seu chuveiro, pode aproveitar melhor seu momento de relaxamento no dia!

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter para receber mais matérias como essa e nos siga no facebook e instagram para mais novidades!


Você pode gostar disso:

Casa apropriada para animais Uma casa com animais requer alguns cuidados para mantê-la organizada e limpa para o seu bem-estar e do seu pet. Algumas pequenas mudanças podem fazer ...
Diferentes brincadeiras para diferentes idades. As férias escolares estão chegando e seus filhos vão ter muito tempo livre. Os pais precisam de muita criatividade para entreter e estimular os peque...
Quantas séries dá para ver nas horas dedicadas à f... Depois de longos dias de trabalho, o final de semana começa e a Netflix libera a nova temporada da sua série favorita. Chegou o momento de fazer pipoc...
Receita para a estação Primavera pede por comidas mais leves e muita, muita fruta. Uma receita que não pode faltar durante toda a estação é a salada de frutas. Existem m...
Compartilhe:

Comentários