Como escolher alguém para trabalhar em casa?

Sabemos que colocar alguém estranho dentro de casa não é nada fácil. Em contrapartida, há a necessidade de ter uma pessoa que auxilie nas tarefas domésticas, pois chegamos em casa do trabalho cansados e não é legal ter mais uma lista enorme de afazeres domésticos para concluir, concorda?

Por isso, é essencial saber como escolher alguém para trabalhar em casa.

O profissional precisa ter uma série de habilidades, tanto para cumprir as tarefas com excelência quanto para ter uma rotina que se adeque aos hábitos da residência em questão.

Que tal aprender como escolher alguém para trabalhar em casa? Veja!

Afinal, como escolher alguém para trabalhar em casa?

Crie um perfil completo da vaga

Criar uma vaga é essencial para listar tudo o que precisa que o candidato tenha. Nele, você especifica tudo o que deseja encontrar no profissional — tanto habilidades técnicas quanto emocionais.

Confira alguns exemplos:

  • ter boas referências e recomendações;
  • ter bons valores;
  • ser pontual;
  • ter ética;
  • respeitar as individualidades das pessoas;
  • usar boas vestimentas;
  • ter um bom vocabulário.

Avalie a experiência profissional

Sabemos que acidentes acontecem. Contudo, as chances de acontecerem diminui quando os profissionais são qualificados.

Dessa maneira, se você quer saber como escolher alguém para trabalhar em casa, é fundamental avaliar os seus conhecimentos técnicos sobre as tarefas diárias.

Faça algumas perguntas específicas e avalie se o profissional sabe indicar o melhor produto de limpeza para cada cômodo, por exemplo. Afinal, cada ambiente precisa de um tratamento especial e deve ser bem higienizado.

Entenda o que o candidato faz

Imagine a cena: você precisa de uma empregada que limpe, pelo menos uma vez a cada 15 dias, o teto e os vidros da sua casa. Para isso, é preciso que ela suba em uma escada para alcançar a superfície.

Nesse cenário, de nada adiantará você contratar uma empregada que tenha problemas de coluna ou que não tenha habilidades para exercer o trabalho mais pesado quando necessário, certo?

Então, liste todas as tarefas que você precisa que a empregada realize diariamente e compreenda se ela é apta e se está disposta a fazer todas elas.

Avalie experiências anteriores

É fundamental que você entre em contato com o antigo chefe da candidata e solicite recomendações. É preciso compreender o motivo de ela ter desistido do emprego anterior.

Além disso, procure a candidata nas redes sociais e avalie como ela se comporta. Assim, você traça um perfil mais completo e conhece melhor as suas vivências.

Recorra a uma empresa de terceirização de serviços

Ao contratar alguém, além de avaliar os critérios que já citamos neste post, é necessário se preocupar com uma série de questões trabalhistas, como assinar a carteira, realizar exames periódicos, reajustar o salário e definir a carga horária.

Além disso, corre-se o risco de enfrentar processos trabalhistas. Por isso, uma solução que muitas pessoas buscam para não ter esse tipo de dor de cabeça é terceirizar o serviço de limpeza.

Ao contrário do que muitos pensam, a terceirização dos serviços de limpeza não é exclusivamente para empresas ou para casas grandes: você pode personalizar o atendimento conforme a sua necessidade, de 4, 6 ou 8 horas diárias.

Saber como escolher alguém para trabalhar em casa exige muitos cuidados. Afinal, é preciso ter cautela para contratar um profissional que seja qualificado e que atenda às reais necessidades do seu lar. Muitas pessoas investem na terceirização desse serviço para facilitar a rotina e para evitar problemas.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Então, conheça agora mesmo o serviço de limpeza residencial da Maria Brasileira: garantimos qualidade no atendimento, faxina completa e total segurança na contratação.

Acesse o nosso site e faça uma simulação! Com apenas alguns cliques você escolhe o serviço, faz o orçamento e contrata a solução ideal para a sua casa.

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *