Cidades Históricas Mineiras

Cidades Históricas de Minas Gerais

Quer conhecer as cidades históricas de Minas Gerais mas não sabe por onde começar? Sem problema! Hoje vamos te apresentar as cidades mineiras mais ricas na cultura, confira:

Minas Gerais é um dos estados mais ricos em cultura que possuímos no Brasil. Seja devido às obras e artistas que residiram nas várias cidades do estado ou pela arquitetura e pontos históricos que se localizam no seu interior.

Para nos ajudar com esse tour pelo maravilhoso pelas cidades históricas do estado de Minas chamamos Paulo Manuel – o nosso português favorito – para traçar a melhor rota cultural. Tenha uma experiência ainda mais completa acompanhando o nosso vídeo no Youtube:
Cidades Históricas Mineiras | Ep. 1 | MariaPlay

Cidades históricas

Estrada Real

A Estrada Real era a rota utilizada para transportar todo o ouro que era extraído das minas. A rota era dividida em dois caminhos: O Caminho Novo, que era destinado ao porto do Rio de Janeiro e o Caminho Velho, que tinha caminho para Paraty.

Durante muito tempo essas rotas se permaneceram como importantes marcos econômicos para o país, época no qual o país ainda estava se desenvolvendo economicamente.

Ouro Preto

Nossa primeira cidade destino é a incrível Ouro Preto. Situada no sudoeste do estado de Minas Gerais, a cidade oferece uma grande variedade de pontos turísticos, opções gastronômicas ou igrejas com belas arquiteturas. Ela é de fato uma das cidades mais completas.

Um dos primeiros pontos de parada para você deverá ser a Praça Tiradentes. Encontrada no centro da cidade este é um local que praticamente te transportará no tempo com sua arquitetura barroca. Na praça também se localiza o Museu da Inconfidência Mineira onde pode-se encontrar as mais diversas obras religiosas e peças do icônico Aleijadinho.

Se destaca na cidade também a inúmera quantidade de charmosos restaurantes e o Largo de Coimbra  onde poderá encontrar aquela recordação cultural para levar para casa.

Mariana

Uma cidade rica em cultura mineira – literalmente – Mariana se destaca pelas suas trilhas e viagens. O primeiro passeio fica por conta da mina de ouro da passagem. Esta é uma mina de ouro desativada onde você tem a oportunidade de descer em um carrinho de mina por uma trilha única de até 120 metros de profundidade e cheia de cultura dos antepassados do estado. As minas são acompanhadas até mesmo de pequenos santuários e lagos subterrâneos.

A cidade da vez foi também a primeira capital do estado de Minas Gerais. Outro ponto interessante é o centro da cidade que possui duas igrejas projetadas pelo Aleijadinho, um grande nome no estado.

Congonhas

Congonhas está localizado a 70 km de Belo Horizonte, é famosa por fazer parte do Ciclo do Ouro no país e, também por sua expressão cultural. Foi nesta cidade que Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, construiu parte de um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil.

No Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens dos doze profetas em tamanho real, visitadas anualmente por turistas do Brasil e de todo o mundo.

E aí, já sentiu a vontade de visitar as cidades históricas de Minas Gerais? Então não deixe de seguir nosso Instagram e Facebook, acompanhar o Blog e assinar nossa newsletter para receber materiais exclusivos Paulo Manuel volta no nosso canal do Youtube toda quinta feira para trazer mais curiosidades sobre cidades e dicas maravilhosas sobre viagens, fique ligado!

Compartilhe:

Comentários