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Mesa organizada com bloco para checklist limpeza de escritório

Checklist limpeza de escritório: otimização e qualificação

Para manter a harmonia de uma empresa, são necessárias técnicas para otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Confira o checklist limpeza de escritório!

Já conversamos anteriormente sobre a importância da faxina em escritórios e como interferem na harmonia e impressão do ambiente.

Mas hoje falaremos sobre a qualificação profissional necessária para realização desse serviço junto com um checklist de limpeza de escritório. Leia a seguir!

Vantagens de manter a limpeza de escritório em dia

Não é novidade que o ambiente limpo interfere diretamente no desempenho e harmonia do ambiente, não é mesmo? Listamos a seguir algumas vantagens de possuir um ambiente empresarial sempre limpo e organizado:

Maior produtividade

A organização está diretamente relacionada ao desempenho de produtividade dos funcionários. Ambientes desorganizados e inapropriados para o trabalho tendem a desmotivar o trabalhador, já que ele perde a atenção e tempo hábil procurando objetos e tentando arrumar sua estação para depois continuar seu serviço.

Já um ambiente limpo e organizado serve de motivação e incentivo aos funcionários a se empenharem, o que os torna mais produtivos.

Conservação dos materiais

Além do tempo, alguns outros fatores também influenciam na duração de alguns materiais, que podem facilmente ser prolongados com mais alguns cuidados.

Manter os equipamentos sempre limpos e livres de poeira, água, alimentos, entre outros, faz com que a duração aumente consideravelmente.

Mais um importante fator é o manuseio dos aparelhos, que devem ser feitos com conhecimento para que não sejam danificados por mau uso.

Maior retenção de talentos

A permanência de um funcionário em um cargo está diretamente relacionado com a valorização que ele recebe.

Um ambiente sujo e desorganizado demonstra um “descaso” e que a empresa não se importa com a harmonia do local. 

Por outro lado, com a organização e limpeza em dia, os trabalhadores reconhecem a importância e preocupação com o ambiente, e se sentem mais valorizados. Este fator auxilia na retenção dos funcionários na empresa, e assim, os gastos com rotatividade, seleção e treinamento de funcionários diminui.

Boa impressão

Em uma empresa há sempre a chance de aparecer clientes solicitando serviços ou comparecendo em reuniões. Quando isso acontece, não é bom para a imagem do negócio o cliente encontrar desorganização e sujeiras. Nós sabemos que a desorganização está relacionada aos hábitos, e você não quer que o cliente pense isso, quer?

Melhora a relação interpessoal

Que somos afetados pelo ambiente, não é novidade. Na presença de sujeiras e desorganização, é comum alguns sentimentos negativos virem à tona, com isso, a relação interpessoal pode ser alvo de comportamentos negativos.

Da mesma forma como somos influenciados negativamente, pode ser positivo. Dessa forma, o tipo de comportamento que traremos ao serviço será positivo e cordial

O que é um checklist limpeza de escritório e como usar

Em meio a vida corporativa e agendas corridas, o checklist limpeza de escritório é uma ferramenta que auxilia na organização e otimização de tarefas distribuídas a cada um.

E nada de lista de papel escrito a caneta. O avanço tecnológico permite ferramentas virtuais que facilitam e aumentam a dinâmica entre a equipe.

O que é?

Consiste em uma listagem em tópicos e funções predeterminadas a um indivíduo ou grupo específico. O principal objetivo do checklist limpeza de escritório é aumentar o rendimento e dinâmica dentro da empresa.

Por que usar?

O checklist é muito útil a gerentes, supervisores e diretores de setores dentro de uma empresa. A responsabilidade de conferir a função de inúmeras pessoas fica mais prática com o uso de um checklist.

O responsável pode conferir todas as atividades realizadas e em aberto, e também conferir a eficiente e tempo gasto por cada um.

Dicas para usar um checklist

Crie uma rotina

Não é fácil acrescentar mais uma atividade ao seu dia e lembrar de realizá-la imediatamente. Por isso, crie um hábito ou rotina de sempre acrescentar suas funções, ou de sua equipe, no dia anterior e checá-las no dia seguinte pela manhã.

Um passo de cada vez

É comum se assustar ao ver uma lista de atividades a serem feitas durante o dia. Não se desespere e faça uma tarefa por vez, dessa forma, você realizará com mais foco e seu resultado será superior

Separe por importância

Sempre separe as tarefas por grau de importância, começando pela mais urgente até concluir a mais simples.

Dicas de como manter o ambiente limpo

A seguir, listamos várias dicas para que o ambiente se mantenha limpo e organizado por um tempo prolongado:

  • Manter o ambiente arejado;
  • Esvaziar o lixo com frequência;
  • Organizar os fios;
  • higienizar o ar condicionado;
  • manter a estação de trabalho limpa e organizada;

Gostaria de saber mais informações sobre o organização e limpeza de escritório? Confira nosso conteúdo exclusivo para esse tema!


A importância de um profissional qualificado

Quando o assunto é faxina e limpeza é necessário ter cuidado com o ambiente e todos os objetos pertencentes ao local, tal como material utilizado e a forma de executar.

E a manutenção e limpeza de empresas é mais cuidadosa ainda, pois com ambiente maior, grande número de pessoas e diversos departamentos, é recomendado a contratação de um profissional qualificado para deixar tudo arrumadinho.

A Maria Brasileira possui profissionais qualificados na área de serviços de limpeza empresarial, confira a seguir algumas funções desempenhadas por nossos profissionais para melhorar a harmonia da sua empresa

Recepção

São realizadas:

  • Limpeza de pisos;
  • Limpeza da superfície de mesas e móveis;
  • Remoção do lixo;
  • Limpeza de portas.

Banheiros

Para banheiro, oferecemos:

  • Limpeza de bancada da pia;
  • Limpeza dos pisos
  • Remoção do lixo sanitário
  • Limpeza do vaso sanitário, espelho e vidros.

Cozinha/Copa/Refeitório

Para este setor, são realizadas:

  • Limpeza dos pisos e paredes;
  • Limpeza das superfícies de mesas e móveis;
  • Limpeza de portas;
  • Limpeza interna de micro-ondas e geladeira.

O que achou do nosso conteúdo sobre checklist limpeza de escritório? Conta pra gente aqui nos comentários!

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