ceviche peruano

Ceviche Peruano com Chef Julius

Hoje no Blog da Maria vamos aprender a fazer o prato mais famoso da culinária Peruana, o Ceviche! Para nos ajudar nessa tarefa temos o acompanhamento do Chef Julius, confira:

Embora presente em toda a América do Sul, somente os peruanos transformaram o ceviche em orgulho nacional, sendo parte do Patrimônio Cultural do país e tendo uma data comemorativa – 28 de junho!

Claro que para uma receita tão bela não poderia faltar o apoio do nosso digníssimo Chef Julius. Acompanhe abaixo na íntegra e já aproveite para dar uma olhada no nosso canal do v. Toda semana com conteúdo novo e original pra você!

Ceviche Peruano | Ep. 3 | MariaPlay

Ingredientes

  • ½ Cebola Roxa média em lâminas;
  • ½ Pimenta de cheiro picada;
  • Suco de 2 limões;
  • Suco de 1 laranja;
  • 1 Colher de café de sal;
  • 1 Colher de sobremesa de açúcar;
  • 300g de tilápia em cubos;
  • ½ Carambola sem semente para decorar.

Preparando o ceviche peruano

El leche de tigre

Esse é o caldo base do ceviche. O nome “leite” se deve à de cor branca e o “tigre” ao fato desse molho ser usado no Peru para curar “ressacas” e para dar força a quem o ingere.

Em um recipiente misture e coe o suco de limão. Peneire também o suco de laranja e adicione no recipiente junto à pimenta de cheiro (ou uma de sua preferência). Corte a cebola roxa em rodelas e despeje na mistura. Nessa receita optamos pela cebola roxa pois ela é mais doce que a comum.

Após preparar o ‘leche de tigre’ deixe-o descansar na geladeira por 15 minutos.

O Peixe

Para essa receita o essencial é que o pescado seja branco (sem muita gordura, nem músculo vermelho, como o sangacho do atum), mas de carne firme. O peixe escolhido para o nosso ceviche foi a tilápia, mas também pode ser feito com salmão ou minguado.

Antes de começar a cortar é necessário limpar. Precisa de ajuda pra essa etapa? O chef deixa tudo bem claro no nosso vídeo acima!

O corte do ceviche pode ser realizado de três maneiras: Em tiras, em lâminas ou em cubos.

Independente do tipo de corte de peixe que você escolher é importante lembrar que o Chef Julius já mostrou como se faz nosso vídeo acima!

Montando o ceviche peruano

Agora chegou a hora de juntar tudo e correr pra vitória.

Após o molho descansar na geladeira e o peixe estar no corte ideal é chegado o momento de juntar tudo em um recipiente (recomendamos um refratário de vidro). Adicione um pouco de sal e açúcar na mistura, leve tudo para a geladeira mais uma vez e aguarde vinte minutinhos antes de servir. Essa espera é para que o peixe possa “cozinhar” no ácido do limão e da laranja.

Após todas as etapas o nosso Ceviche Peruano está pronto para ser servido!

Essa receita te deu água na boca, né? Aproveita então e dá uma lida no nosso blog ou uma olhada no canal no Youtube, lá temos outras receitas deliciosas de comidas latino-americanas! Confira também o nosso Instagram e Facebook para mais dicas da Maria Brasileira.

Compartilhe:

Comentários