Mesa posta para ceia de natal

Ceia de natal: impressione amigos e familiares com o banquete

Nessa época do mês os preparativos para a ceia de natal já estão a todo vapor. E no meio desta comemoração temos o prato principal: a Ceia. Já é hora de escolher o cardápio e ir atrás dos ingredientes para elaborar o banquete.

Se você tem dificuldade nesse momento, vamos te ajudar a montar uma ceia incrível e deliciosa pra esse natal. Continue lendo!

Tradição da ceia de natal

Nosso costume de receber toda a família em casa com um grande banquete é um hábito europeu muito antigo.

No dia do natal, os europeus preparavam um grande banquete e deixavam as portas abertas para acolher peregrinos e viajantes que estavam de passagem, onde eram acolhidos e comiam junto com os familiares. Um grande sinal de receptividade.

O costume se expandiu muito e foi sendo adaptado em vários países, acrescentando particularidades da região.

Nos Estados Unidos foi acrescentado o peru na ceia, um hábito que foi absorvido no Brasil.

Entrada

Em algumas casa é comum liberaram a ceia somente meia noite do dia 25, já em outras o banquete é liberado com mais antecedência. Contudo, nas duas situações é sempre bom ter algo já a mesa para servir de entrada aos convidados e familiares.

Para opções mais rápidas e práticas, aposte em castanhas, nozes e amêndoas. Você também pode acrescentar frutas secas que também dão uma beleza na decoração e servem como petiscos.

Não podemos deixar de fora as frutas da estação que também são muito comuns no natal. Abacaxi, uvas, ameixas e melancia decoram e refrescam.

Se busca algo mais refinado, pode apostar em canapés, dadinhos de tapioca, variações de queijos e etc.

Principal

Em alguns lares, quando os sinos anunciam meia noite, todos viram abóbora e correm para o banquete se servir.

Aqui podemos citar inúmeras comidas deliciosas para encantar os convidados e que sempre marcam presença na ceia de natal.

Como já comentamos acima, o peru foi adicionado na lista da ceia de natal nos Estados Unidos e herdado para o Brasil também. Sendo uma tradição nas mesas, o peru tem passe garantido todo ano. Você pode conferir uma receita de peru clicando aqui!

A leitoa está sempre presente na lista de pratos principais do dia 25, sendo mais comum nos interiores do país. Confira aqui a receita!

Outros itens como, tender e bacalhau também compõe um belo banquete.

Uma ideia muito interessante para incrementar sua ceia é montar um belíssimo salpicão, que agrada a todos os gostos e compõe uma beleza no banquete. Nós temos um excelente conteúdo de receita de salpicão tradicional que você pode conferir clicando aqui!

Claro que a ceia de natal não se resume em carnes. Para acompanhamentos você pode apostar no arroz com amêndoas, cuscuz, maionese, purês e batatas. Você pode variar o cardápio de acordo com sua região e seus costumes.

Sobremesa

Hora preferida da criançada, e daquele tio que todo ano vai fazer a mesma piada quando servem a sobremesa. Nós não poderíamos deixar de falar primeiro do clássico pavê de natal. 

Aqui você pode conferir uma receita deliciosa para deixar sua ceia ainda mais doce! E ai, vai ser pavê ou pacomê?

Não há muitas regras por aqui, e pode abusar do seus gostos e criatividade. Vai desde cremes, pavês, doces em travessas até sorvete com frutas.

O importante é finalizar a ceia de natal em grande estilo e bem docinha!

E agora é claro que você já está preparado para montar sua ceia em casa, receber amigos e família que ama e impressionar a todos com seu banquete maravilhoso!

O que achou do nosso conteúdo especial para ceia de natal? Nos siga no Instagram e Facebook e veja mais conteúdo no nosso blog!

Não se esqueça de assinar nossa Newsletter para receber materiais exclusivos!

Compartilhe:

Comentários