A importância de dedicar tempo para os filhos

Na correria do dia a dia, tendo que dividir o tempo entre o trabalho e a vida em casa com a família, por vezes parece que não sobra tempo para os filhos.

Mas você sabia que não dedicar algumas horas para eles pode trazer graves consequências no desenvolvimento?

Nesse post, explicaremos porque é importante dedicar um tempo de qualidade e atenção para os filhos.

Como saber se você dedica o suficiente do tempo para os filhos?

Comece a observar o comportamento dos seus filhos. Os sinais comportamentais são os indicativos mais claros de que eles estão sentindo uma carência grande de sua atenção.

Alguns dos comportamentos mais comuns são:

  • birras frequentes;
  • choros;
  • dificuldades de aprendizagem e socialização;
  • agressividade;
  • medos extremos, que aparecem principalmente à noite.

É importante que você avalie por si mesmo se está sendo dedicado tempo para os filhos que seja suficiente para as necessidades deles.

Qual é a importância de dedicar tempo para os filhos?

O desenvolvimento psicológico, cognitivo e social de uma pessoa começa a se estruturar a partir das relações que ele estabelece em casa com a família.

Se essa relação for carente e/ou ausente, esse desenvolvimento não será saudável e seu filho poderá desenvolver até transtornos, como depressão e ansiedade, por exemplo.

Além disso, a omissão causar problemas como dificuldades em reconhecer autoridade e em estabelecer relações interpessoais saudáveis.

Portanto, dedicar tempo para os filhos não é apenas ficar do lado deles, resolvendo problemas do trabalho ou no celular o tempo inteiro.

Dedicar atenção é sentar com eles, ouvi-los, estabelecer uma relação de confiança e amizade, entender as suas necessidades e ensiná-los nas dificuldades.

Quais os benefícios de passar um tempo de qualidade com os filhos?

Como dissemos logo acima, o desenvolvimento psicossocial é baseado a partir das relações que a pessoa viveu em casa.

Saiba agora quais são os benefícios que estabelecer essa relação de qualidade pode trazer para ambos:

Fortalece do vínculo afetivo e emocional

Pode parecer óbvio, mas quando se estabelece uma relação presente e que acompanha um filho, ela fica muito mais forte e saudável.

Estabelece de uma relação de confiança e autoridade

Com a dedicação do tempo para os filhos, a sua presença fica mais evidente e é possível afirmar sua posição de autoridade e confiança.

Cria um referencial positivo a partir da sua educação

Aquela história que criança apenas repete o que vive em casa é verdade. Então, se você manter essa relação próxima, mostrando bons exemplos, definitivamente seu filho manterá esses ensinamentos positivos.

Permite que ele fique mais autoconfiante e seguro

Sabe aqueles comportamentos que citamos no começo do post, de medos e birras? Se você dedicar tempo para os filhos, a chance de eles aparecerem são mínimas.

Isso porque eles não terão necessidade de se esforçar para chamar a atenção e conseguirão desenvolver de forma saudável a autoestima e a segurança.

Aumenta o desempenho escolar

Com você ao lado dele para ajudar nas necessidades e nas dificuldades, principalmente as escolares, ele não se sentirá inseguro para aprender ou errar.

Esses são apenas alguns dos benefícios mais claros que dedicar tempo para os seus filhos pode trazer para a relação de vocês.

O mais importante é você encontrar formas de dar a atenção e o carinho que eles precisam no dia a dia.

Gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar outros pais?

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *