6 dicas para garantir a limpeza de cozinhas industriais

As cozinhas industriais são aqueles amplos espaços em que profissionais manipulam alimentos em grande escala. Normalmente, elas fazem parte de restaurantes, hotéis e empresas.

Considerando o grande fluxo de pessoas e a quantidade de alimentos, a atenção com a limpeza de cozinhas industriais é algo muito sério! A boa higienização garante a limpeza completa desses ambientes, evitando que as coisas estraguem e promovendo a qualidade de vida das pessoas.

Quer aprender como garantir a limpeza de cozinhas industriais? Daremos algumas dicas nesse post!

1. Livre as coifas da gordura

Para evitar que a gordura e o mau-cheiro, é fundamental higienizar corretamente as coifas, realizando uma limpeza regular. Para isso, remova diariamente a poeira (utilize esponja e detergente caso esteja muito sujo) e, semanalmente, tire um tempo para uma limpeza mais completa.

Os filtros também precisam ser limpos constantemente: remova-os e deixe de molho na água morna e detergente. Assim, a sujeira sai mais facilmente.

Lembre-se de que a limpeza correta garante maior durabilidade.

2. Não deixe que a sujeira se acumule

Para garantir a limpeza de cozinhas industriais, o lixo precisa ser retirado com frequência: ele costuma ficar malcheiroso e pode contaminar o ambiente.

Tenha lixeiras bem identificadas para a separação correta e leve o lixo na lixeira constantemente.

Ao retirar o lixo, é fundamental higienizar as lixeiras com produtos específicos e álcool, para matar todas as bactérias.

Além disso, é importante orientar aos profissionais que trabalham na cozinha para que limpem tudo imediatamente após o uso.

3. Lave bem todos os utensílios para garantir a limpeza de cozinhas industriais

Todos os utensílios de cozinha precisam de uma limpeza pesada diária. Isso inclui pratos, copos, talheres, travessas e tudo o que for utilizado.

Sendo assim, a pessoa responsável por lavar e secar os utensílios precisa ser muito mais do que caprichosa. Isso porque todos os materiais devem estar impecáveis: já imaginou um cliente receber um copo marcado? Seria totalmente inapropriado e as chances de ele nunca mais retornar ao restaurante são muito grandes, concorda?

4. Tenha muitos panos brancos de limpeza

É totalmente natural que, durante a manipulação dos alimentos, a sujeira fique acumulada nos panos. Por isso, tenha uma boa quantidade à disposição e troque-os constantemente.

Após o uso, lembre-se de deixá-los de molho em água fervendo, sabão em pó e cloro. Isso ajuda na remoção da sujeira e também para que eles voltem a ficar brancos!

5. Seja muito rigoroso com quem entra na cozinha

Profissionais e demais pessoas que tenham acesso à cozinha precisam estar com a higiene totalmente em dia. Isso significa que você deve ser muito rigoroso com quem entra no ambiente!

Para isso, tenha regras claras e objetivas expostas para que todos possam aprender. Por exemplo:

  • todas as pessoas que têm cabelos compridos devem mantê-los presos;
  • a touca é essencial para todas as pessoas, mesmo as que têm cabelos curtos;
  • as unhas de todos precisam estar cortadas, lixadas, limpas e sem esmalte;
  • todos precisam estar com a vestimenta correta e branca.

6. Contrate um serviço terceirizado de limpeza

Além da limpeza diária, é fundamental ter uma mais pesada pelo menos uma vez na semana. Nela, são lavados as janelas, o teto, as paredes, os armários (parte externa e interna), as portas e o chão.

Por isso, uma dica valiosa é terceirizar o serviço de limpeza. Isso porque, ao contratar profissionais qualificados, fica mais fácil garantir uma higienização mais completa e eficaz.

Saber como realizar a limpeza de cozinhas industriais é fundamental para garantir a remoção de toda a gordura e sujeira presente no ambiente. Assim, promove a saúde de todos os frequentadores do restaurante e evita problemas com a Vigilância Sanitária.

Neste post, você conferiu algumas dicas para garantir a limpeza de cozinhas industriais. Ficou interessado em ter uma limpeza completa na sua? Então, acesse o nosso site e conheça melhor os nossos serviços. Qualquer dúvida, é só entrar em contato, certo? Até o próximo post!

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *