5 dicas para montar o quarto montessoriano para o seu bebê

Design e decoração propostos pelo método montessoriano ajudam na autoeducação e autonomia da criança.

Dar liberdade aos pequenos sem abrir mão da segurança. Essa é proposta do método Montessori, desenvolvido pela médica e educadora italiana Maria Montessori, que traz uma nova visão de arquitetura e decoração para os quartos das crianças.

A ideia de um quarto montessoriano é oferecer um ambiente que estimule o aprendizado e a autonomia das crianças, fazendo com que desde pequena ela já cresça com mais independência.

Separamos neste post 5 dicas para você começar a montar o quarto montessoriano para o seu pequeno. Vamos a elas!

  1. Esqueça o berço!

Uma das principais propostas para um quarto montessoriano é a ausência de berço, já que o objetivo é dar mais liberdade para o bebê. Para substituir o tradicional berço, a ideia propõe um colchão no chão ou um futon em cima de um estrado. Para dar mais segurança ao bebê durante à noite, recomenda-se proteger a nova cama com almofadas ao seu redor.

  1. Acessibilidade para todos os cantos

O design e arquitetura do quarto montessoriano também se preocupa com a acessibilidade das crianças. Então, prateleiras altas devem ser riscados do papel! Neste ambiente, os tradicionais móveis dão lugar àqueles compatíveis com a altura das crianças. Ou seja, no lugar de armários altos, por exemplo, recomenda-se nichos abertos. Assim, a criança tem a liberdade de pegar seus brinquedos na hora que quiser, sem precisar da ajuda de um adulto. Isso vale também para os guarda-roupas!

  1. Olá, espelho!

Outra proposta do quarto montessoriano é o uso de espelhos no ambiente. Isso porque ele estimula a criança a se conhecer melhor e, consequentemente, ter mais autonomia, reconhecendo seu rosto e expressões. Além disso, o espelho acompanha a evolução da criança. Na fase em que ela está engatinhando, o ideal é colocá-lo na horizontal. Quando a criança já começa a dar seus primeiros passos, coloque-o na vertical. De qualquer forma, é imprescindível que o espelho seja de acrílico e que esteja muito bem fixado na parede.

  1. Barra fixas pelo quarto

As barras fixas na parede também não podem faltar em um quarto montessoriano. Elas são um ótimo apoio que ajudam as crianças a se levantarem, o que acaba por estimular no aprendizado dos primeiros passos, sem depender de um adulto. Recomenda-se uma barra tipo ballet, mas também é possível usar as barras de sustentação de cortina, desde que bem presas na parede. Coloque alguns brinquedos pendurados na barra, como chocalhos, para estimular a criança.

  1. Tapetes coloridos, ambientes aconchegantes

As experiências sensoriais das crianças são muito importantes para um quarto montessoriano. Nesse caso, os tapetes são grandes aliados para a decoração deste ambiente. Além de deixar o quarto mais aconchegante e amortecer quedas, os pais podem optar ainda pelos tapetes interativos. Dê preferência aos tapetes macios, hipoalergênico e antiderrapante. Os estampados e com cores suaves também são uma ótima opção para estimular a criança. Além disso, os tapetes também funcionam como um delimitador da área de brincar da criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Comentários