4 dicas de limpeza para quem tem pets

Ter pet é tudo de bom. Porém, para manter um ambiente limpo com a quantidade de pelos que eles soltam, é preciso seguir algumas dicas de limpeza.

Essas dicas são fundamentais principalmente em épocas que ocorrem troca de pelos, normalmente do frio para o calor e vice-versa.

No entanto, pelos não são as únicas sujeiras produzidas pelos nossos animais de estimação. Eles também se sujam em brincadeiras e levam tudo para dentro de casa.

Manter o ambiente limpo quando se tem pets é necessário para a saúde de todos os moradores, principalmente para aqueles que já sofrem de algum tipo de alergia.

Confira abaixo algumas dicas de limpeza para quem tem pets:

4 dicas de limpeza para casas com pets

1. Estabeleça uma frequência para limpar

Quando se tem animais de estimação, o ideal é fazer uma limpeza pesada ao menos uma vez na semana.

Porém, quando mais animais se tem em casa, mais vezes é necessário fazer a higienização dos ambientes, principalmente em locais aonde os animais fazem as suas necessidades e se alimentam.

2. Tome cuidado com os produtos químicos utilizados

Se alguns produtos de limpeza já são perigosos para nós, para eles podem causar doenças ou ser fatais.

Então, uma dica de limpeza é diluir os produtos químicos no máximo de água permitido e retirar os pets do local.

Impeça o acesso deles ao local até que o ambiente esteja seco. Evite utilizar produtos que deixem resíduos ou soltem partículas grandes que possam ser engolidas.

3. Dê atenção especial aos pelos

Citamos logo acima que na troca de estações é quando eles mais soltam pelos.

Portanto, é impossível não ter pelos deles espalhados por todos os cantos da sua casa, mas é possível controlar a sujeira.

Escove regularmente o pelo do seu animal com escovas especiais, pois elas retiram os pelos que já caíram e evitam que ele os espalhe por aí. 

Ofereça rações que ajudem no controle de queda de pelos e utilize shampoos próprios para cada tipo de animal na hora do banho.

Para remover o acúmulo de pelos pela casa, use sempre um aspirador para limpar o chão e outras superfícies. Nas roupas e nos estofados, utilize rolos de fita adesiva próprios para retirá-los.

4. Mantenha higienizados os locais que o animal usa

Para evitar aquele mau-cheiro, mantenha o lugar onde ele faz suas necessidades sempre limpo e lavado. 

As caminhas e casinhas também precisam ser lavadas com frequência, para evitar o acúmulo de fungos e parasitas, como o carrapato e as pulgas. 

As vasilhas de comida e água também precisam entrar na limpeza. Afinal, podem juntar bactérias e prejudicar a saúde do animal!

Outras dicas de limpeza rápidas

  • não demore para limpar as sujeiras de urina e fezes do seu animal, pois isso evita que o cheiro fique muito forte e impregne o ambiente;
  • se você tem gatos, utilize sempre areias de qualidade, que consigam inibir o odor por mais tempo. Já se tem cachorros, tente ensiná-los a usarem o tapete higiênico;
  • dê banhos regulares no seu animal, para mantê-lo sempre limpo;
  • para limpar urina, use uma mistura de água com bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre de maçã. Isso desinfeta o local e elimina o cheiro forte do ambiente.

Gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajudar outras pessoas com essas dicas de limpeza?

Compartilhe:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *